Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75609

TítuloO design de moda como fator dinamizador da competitividade externa do subsetor da indústria de malhas portuguesa
Outro(s) título(s)Fashion design as a dynamic factor for the external competitiveness of the Portuguese knitting industry subsector
Autor(es)Vaz, Paulo José das Neves
Orientador(es)Guedes, Graça
Palavras-chaveCompetitividade
Design
Indústria de Malhas
Indústria Têxtil e Vestuário
Inovação
Internacionalização
“Private Label”
Modelo HIVETEX
Competitivity
Innovation
Textile and Clothing Industry
Knitwear Industry
Internationalization
HIVETEX Model
Data18-Jun-2021
Resumo(s)A vocação exportadora da Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) portuguesa consolidou-se ao longo das últimas décadas do século XX e, como consequência dos choques competitivos, que sofreu já mais recentemente, entre os quais a liberalização do comércio global, viu reforçar essa característica como resposta ao ambiente de crise vivido. Dentro da ITV pela sua dimensão e dinamismo, sobressai entre as demais: a indústria de malhas, a qual representa 40% da produção e exportação de toda ITV, ultrapassando, só ela, os 2 mil milhões de euros de vendas ao exterior. Assim, este estudo está focado nas empresas de malhas na sua dimensão internacional, enquanto empresas exportadoras, sobretudo, o que as levou a construir estas competências e como a sua focalização nos mercados externos se tornaram a razão do seu dinamismo. A recolha e o tratamento de dados sobre o subsector da indústria de malhas, já num período da sua história recente, em que, arrancando de um pico de desempenho, se verificou um processo de decadência e recuperação, em 15 anos, a que se junta o estudo de casos e a análise através de dois grupos focais ou focus grupos, composto por qualificados stakeholders de toda a atividade têxtil e também de outras indústrias tradicionais com similaridades, constituiu a metodologia que será usada no estudo. O modelo de êxito da ITV portuguesa reflete-se no HIVETEX - Private Label Model for Textile Global Value Chain Development tendo agora uma versão mais sofisticada e desenvolvida. Fornece um conjunto de métodos e ferramentas que poderá ser utilizado quer na ITV localizada em diversos pontos do globo, quer em outras indústrias existentes, de diferentes tamanhos e níveis de desenvolvimento. A pandemia do COVID 19 vai determinar um verdadeiro game changing na indústria da moda, que irá afetar profundamente a indústria têxtil portuguesa – e a indústria de malhas que é estudada aqui em concreto -, o que constituirá um excelente motivo para que outros trabalhos surjam em continuidade deste.
The Portuguese Textile and Clothing Industry’s (TCI) export vocation increased substantially during the last decades of XX century and due to several and successive competitive shocks more recently caused by the world trade liberalization it enhanced that characteristic as an answer to the crisis hardly lived then. Inside the Portuguese TCI, pontificates a specific sector whose importance is easily explained by its dimension and dynamic: the Knitwear Industry represents 40% of production and exports of the whole TCI in Portugal, overcoming each year 2 billion euros sales abroad. This study has a focus on the Knitwear companies in their international dimension, considering how they develop an export relationship, how they build their competences, and how their focus on foreign markets became the reason for their dynamism. This study’s methodology is based on Portuguese Knitwear industry data collection and processing from the beginning of this century to nowadays, passing through a process of decay and recovery in 15 years. After that, three study cases were made in knitwear companies from Barcelos county and the conclusions were discussed by 2 focus groups, composed by distinguished stakeholders from whole TCI and other tradition industries with obvious similarity with Textile and Knitwear, respectively. The successful model of the Portuguese TCI is reflected in the HIVETEX - Private Label Model for Textile Global Value Chain Development, now having a more sophisticated and developed version. It provides a set of methods and tools that can be used either in the textile and clothing industry located in different parts of the globe, or other existing industries, of different sizes and levels of development. The COVID 19 pandemic is making a game changing in the fashion industry again, which is going to affect substantially the Portuguese Textile Industry and the Portuguese Knitwear Industry, specific object of this study. It will open a great opportunity to extend research in this field and will give obvious continuity to this work for the future.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoPrograma Doutoral em Design de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75609
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DET/2C2T - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese corrigida pós defesa.pdf3,37 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID