Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75617

TítuloImagens de intervalo. O postal ilustrado e a cultura visual contemporânea
Autor(es)Correia, Maria da Luz
Palavras-chaveCultura visual
História dos média
Fotografia
Postal ilustrado
Walter Benjamin
Visual culture
History of media
Photography
Picture postcard
Data2021
EditoraHúmus
CitaçãoCorreia, M. L. (2021). Imagens de intervalo. O postal ilustrado e a cultura visual contemporânea. Húmus.
Resumo(s)Partindo do pressuposto de que a cultura visual contemporânea é resultante do processo de dinamização do comércio de imagens, desencadeado com o advento da fotografia no séc. XIX e intensificado até ao séc. XXI em função de conjunturas socioeconómicas, tecnológicas e artísticas particulares, este estudo aborda o impacto deste processo na relação entre os média e o real, entre a instituição estética e o artista e entre a iconografia quotidiana e os seus consumidores. Esta vasta problemática encontra uma direção mais estreita na história do postal ilustrado, meio de comunicação cuja relevância na história dos média e particularmente da fotografia tem sido marginalizada, e que desde o auge da sua popularidade nas primeiras décadas do séc. XX até à atualidade é recorrentemente objeto de apropriações artísticas, que vão das vanguardas modernas como o surrealismo e o dadaísmo, à arte contemporânea, ao cinema, ao design gráfico e à ilustração. Realizando uma releitura interdisciplinar do pensamento da imagem, no qual a obra do filósofo alemão Walter Benjamin tem um papel-chave, a presente publicação, resultante da reescrita da tese de doutoramento da autora defendida em 2013, conserva a alargada missão de pensar a cultura visual contemporânea nas suas dimensões tecnológica, artística e política.
By assuming that contemporary visual culture comprises the renewed impetus brought to the circulation of images by the advent of photography in the 19th century as well as the visual saturation of 21st century’ ubiquitous screens, this study addresses the impact of this long-term process on the relation between the media and the real, between the aesthetic institution and the artist and between everyday iconography and its consumers. This vast problem finds a narrower direction in the history of the picture postcard, a very popular communication artifact during the first decades of the 20th century, which has been since then the object of several artistic appropriations, ranging from modern avant-gardes such as surrealism and dadaism, to contemporary art, cinema, graphic design and illustration. However, the relevance of this means of communication in the history of media and particularly in the history of photography has been largely disregarded. This work, which is the result of the rewriting of author’s PHD thesis defended in 2013, proposes an interdisciplinary re-reading of image theory, in which the work of the German philosopher Walter Benjamin plays a central role, and embraces the broad mission of exploring the technological, artistic and political dimensions of contemporary visual culture.
TipoLivro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75617
ISBN978-989-755-714-9
Versão da editorahttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/273
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2021_Correia_Imagens-de-intervalo.pdf2,75 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID