Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/75617
Título: | Imagens de intervalo. O postal ilustrado e a cultura visual contemporânea |
Autor(es): | Correia, Maria da Luz |
Palavras-chave: | Cultura visual História dos média Fotografia Postal ilustrado Walter Benjamin Visual culture History of media Photography Picture postcard |
Data: | 2021 |
Editora: | Húmus |
Citação: | Correia, M. L. (2021). Imagens de intervalo. O postal ilustrado e a cultura visual contemporânea. Húmus. |
Resumo(s): | Partindo do pressuposto de que a cultura visual contemporânea é resultante do processo de dinamização do comércio de imagens, desencadeado com o advento da fotografia no séc. XIX e intensificado até ao séc. XXI em função de conjunturas socioeconómicas, tecnológicas e artísticas particulares, este estudo aborda o impacto deste processo na relação entre os média e o real, entre a instituição estética e o artista e entre a iconografia quotidiana e os seus consumidores. Esta vasta problemática encontra uma direção mais estreita na história do postal ilustrado, meio de comunicação cuja relevância na história dos média e particularmente da fotografia tem sido marginalizada, e que desde o auge da sua popularidade nas primeiras décadas do séc. XX até à atualidade é recorrentemente objeto de apropriações artísticas, que vão das vanguardas modernas como o surrealismo e o dadaísmo, à arte contemporânea, ao cinema, ao design gráfico e à ilustração. Realizando uma releitura interdisciplinar do pensamento da imagem, no qual a obra do filósofo alemão Walter Benjamin tem um papel-chave, a presente publicação, resultante da reescrita da tese de doutoramento da autora defendida em 2013, conserva a alargada missão de pensar a cultura visual contemporânea nas suas dimensões tecnológica, artística e política. By assuming that contemporary visual culture comprises the renewed impetus brought to the circulation of images by the advent of photography in the 19th century as well as the visual saturation of 21st century’ ubiquitous screens, this study addresses the impact of this long-term process on the relation between the media and the real, between the aesthetic institution and the artist and between everyday iconography and its consumers. This vast problem finds a narrower direction in the history of the picture postcard, a very popular communication artifact during the first decades of the 20th century, which has been since then the object of several artistic appropriations, ranging from modern avant-gardes such as surrealism and dadaism, to contemporary art, cinema, graphic design and illustration. However, the relevance of this means of communication in the history of media and particularly in the history of photography has been largely disregarded. This work, which is the result of the rewriting of author’s PHD thesis defended in 2013, proposes an interdisciplinary re-reading of image theory, in which the work of the German philosopher Walter Benjamin plays a central role, and embraces the broad mission of exploring the technological, artistic and political dimensions of contemporary visual culture. |
Tipo: | Livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75617 |
ISBN: | 978-989-755-714-9 |
Versão da editora: | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/273 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_Correia_Imagens-de-intervalo.pdf | 2,75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |