Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75649

TítuloDemocracia, inteligência e (boa) educação, na perspectiva de John Dewey
Outro(s) título(s)Democracy, intelligence and (sound) education in the perspective of John Dewey
Autor(es)Fernandes, José Pedro Matos
Araújo, Alberto Filipe
del Dujo, ángel García
Palavras-chaveDemocracia
Inteligência
Educação
Pragmatismo
John Dewey
Democracy
Intelligence
Education
Pragmatism
Data2018
EditoraUniversidade de São Paulo. Faculdade de Educação (FEUSP)
RevistaEducação e Pesquisa
CitaçãoFernandes, J. P. M., Araújo, A. F., & García del Dujo, Á. (2018). Democracia, inteligência e (boa) educação, na perspectiva de John Dewey. [Democracy, intelligence and (sound) education in the perspective of John Dewey]. Educação e Pesquisa, 44. doi: 10.1590/s1678-463420170916925
Resumo(s)Neste artigo, que aproveita a oportunidade de se incluir numa celebração dos cem anos da publicação de Democracy and Education, pretendemos fazer uma reflexão sobre os fundamentos de três noções nucleares e transversais a toda a obra de John Dewey, em especial a referida acima. Reportamo-nos às noções de d emocracia, inteligência e educação, numa relação que nos parece estrutural. O título da obra original de John Dewey não inclui o termo inteligência. No entanto, parece-nos decisivo fazer ancorar a teoria da educação, que se explana no âmbito de uma concepção democrática, nessa ideia estrutural na teoria do autor. Com efeito, na filosofia de Dewey, a educação assume o papel de teste da validade do ideal de uma sociedade democrática e é sobre ela que recai a responsabilidade de criar as condições para a implementação desta sociedade. Na concepção de Dewey a democracia é bem mais do que uma forma de governo. É a oportunidade de realização plena das potencialidades maiores da natureza humana. Nesse contexto, só uma capacidade como a inteligência pode servir para agir num mundo contingente, em evolução permanente e com a vocação de uma melhoria constante. Mas, para isso, torna-se necessário clarificar a concepção de inteligência que permite realizar esse ideal.
In this article, which has the opportunity to be included in the centennial celebration of the publication of Democracy and Education , we intend to reflect on the foundations of three core notions present throughout John Dewey’s work, especially in the aforementioned publication. We refer to the notions of democracy, intelligence and education, which seem to be in a structural relationship. The title of John Dewey’s original work does not include the term intelligence. However, it seems crucial to anchor the theory of education, based on a democratic conception, to this structural idea and include it in the author’s theory. Indeed, according to Dewey’s philosophy, education is represented as a test to the validity of the ideal of a democratic society and takes on the responsibility of creating the conditions for the implementation of such society. In Dewey’s conception democracy is much more than just a form of government. It is the opportunity for a complete fulfillment of human potential. In this context, only an ability such as intelligence can be used to act upon an always evolving and uncertain world with a tendency for constant improvement. To this end, the conception of intelligence that allows us to fulfill such ideal must therefore be clarified.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75649
DOI10.1590/S1678-463420170916925
ISSN1517-9702
e-ISSN1678-4634
Versão da editorahttp://dx.doi.org/10.1590/S1678-463420170916925
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Democracia, inteligência.pdf235,38 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID