Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7571

TítuloEstudos sobre a composição de argamassas obtidas através da activação alcalina de lamas residuais de minas
Autor(es)Pacheco-Torgal, F.
Gomes, J. P. Castro
Jalali, Said
Palavras-chaveLamas residuais
Activação alcalina
Composição
Resistência
Data2007
CitaçãoCONGRESSO NACIONAL DE ARGAMASSAS DE CONSTRUÇÃO, 2, Lisboa, Portugal, 2007 – “Sob a égide da reabilitação : actas do Congresso Nacional de Argamassas de Construção”. [Lisboa : APFAC, 2007].
Resumo(s)Este artigo apresenta resultados de um trabalho de investigação sobre o desenvolvimento de argamassas activadas alcalinamente, a partir de lamas residuais de minas (AALRM). Neste trabalho analisou-se a influência da concentração de hidróxido de sódio e da percentagem de substituição de lamas por hidróxido de cálcio, na resistência de argamassa. Os resultados obtidos mostram a utilização de composições com uma razão mássica silicato de sódio/hidróxido de sódio de 2,5:1 e uma percentagem de hidróxido de cálcio de 10%, conduzem aos melhores resultados em termos de resistência à compressão das argamassas. Os trabalhos desenvolvidos permitem também afirmar que a razão atómica H2O/ Na2O condiciona de forma significativa a resistência à compressão.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7571
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-MAT - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo-composição.pdf120,51 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID