Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75719

TítuloPolíticas públicas e empreendedorismo nos Institutos Federais de Educação Tecnológica do Brasil: um estudo de caso no IFRN
Outro(s) título(s)Public policies and entrepreneurship in the Federal Institutes of Technological Education in Brazil: a case study at IFRN
Autor(es)Paiva, Fernando Henrique Dantas de
Orientador(es)Marques, Ana Paula
Palavras-chaveEducação
Empreendedorismo
IFRN
Políticas públicas
Education
Entrepreneurship
Public policy
Data16-Dez-2021
Resumo(s)É notório que a temática do empreendedorismo vem, cada vez mais, se propagando, seja através de pesquisas, de publicações ou na execução de projetos práticos. Sua vinculação ao meio educacional ganhou destaque nos últimos tempos e essa conexão, quase sempre, expressa a necessidade de se formar um “novo” trabalhador com perfil alinhado às Características e Comportamentos Empreendedores (CCEs) e capaz de criar seu próprio negócio ou de ser um intraempreendedor. Mas será que esse modelo pode ser questionado? Existem outros olhares e práticas sobre o empreendedorismo no meio educacional? Com o intuito de responder a estas e a outras questões, nossa investigação teve como objetivo geral identificar e analisar as políticas públicas, programas e agentes envolvidos na promoção do empreendedorismo, bem como contribuir para uma (re)inovação conceitual do empreendedorismo em uma perspectiva crítica e multidimensional no IFRN. Os Institutos Federais do Brasil têm mais de 112 anos de história e estão presentes em todos os estados brasileiros. Contam com 599 unidades estabelecidas em mais de 10% dos municípios do país e têm quase 1 milhão de alunos matriculados nas diversas modalidades de ensino ofertadas. Já o IFRN, objeto do nosso estudo de caso, dispõe de 21 unidades com cerca de 44 mil alunos matriculados. A orientação metodológica que guiou este estudo teve como base a revisão bibliográfica e a análise crítica do tema empreendedorismo e suas políticas públicas. A pesquisa, de natureza quali-quantitativa, orientada pelo paradigma interpretativo, teve como objeto empírico cinco campi do IFRN. Os instrumentos de recolha de dados foram os documentos institucionais, os questionários on-line aplicados aos alunos egressos e as entrevistas semiestruturadas realizadas com os gestores institucionais. As técnicas de análise de dados foram a análise estatística e a análise de conteúdo. Os resultados demonstram que a temática do empreendedorismo no IFRN tem sido muito evidenciada e está presente em documentos institucionais balizadores, no arcabouço pedagógico e em diversos projetos e ações, com o propósito de formar empreendedores munidos de características específicas que os auxiliem a responder às novas exigências do mercado de trabalho. Mesmo que alguns documentos institucionais não particularizem sobre qual viés de empreendedorismo se referem, a partir da nossa análise empírica, observamos a hegemônica adoção de um modelo economicista ou comportamental moldado por um receituário neoliberal, corroborado por atividades diversas como prêmios, editais de fomento, conteúdos de disciplinas, projetos inovadores, palestras e workshops relacionados à temática, dentre outras. Esse modelo também é percepcionado e adotado pelos gestores, tendo os egressos o mesmo pensamento, talvez como reflexo da visão dominante gestionária. Nossa pesquisa, estabelecendo um caráter inovador e fora do mainstream sobre a temática, não se limita a fornecer apenas conhecimentos suplementares, mas põe em questão, sob um olhar crítico, a concepção e a aplicação das políticas, projetos e ações empreendedores no IFRN, além de sugerir outros olhares e práticas sobre o empreendedorismo no meio educacional, propondo alternativas viáveis e exequíveis para o IFRN.
It is factual that the entrepreneurship thematic is increasingly getting adoption, whether through research, publications, or in the execution of practical projects. Its linkage with the educational environment has gained prominence in recent years. Almost always, it requires the need to shape a "new" worker with a profile aligned with Entrepreneurial Behaviors and Characteristics (CCEs) and capable of either creating their own business or being an intrapreneur. However, can this model be questioned? Are there other viewpoints and practices on entrepreneurship in the educational environment? To answer these and other questions, our investigation aimed to identify and analyze public policies, programs, and agents involved in the promotion of entrepreneurship, as well as to contribute to a conceptual (re)innovation of entrepreneurship in a critical and multidimensional perspective at IFRN (Federal Institute of Rio Grande do Norte). Brazilian federal institutes have more than one century of history. They are present in all Brazilian states, close to six hundred set units across more than ten percent of the Brazilian municipalities. It means nearly one million students enrolled in the various types of educational programs offered. Our case study, the IFRN, has twenty-one units with close to forty-four thousand students enrolled. The methodology that guided this study uses bibliographic review and critical analyze on the thematic: entrepreneurship and its public policies. The qualitative-quantitative research, oriented by the interpretative paradigm, had as empirical object five of the IFRN units. The data collection instruments used were institutional documents, online questionnaires applied to alumni students, and semi-structured interviews with institutional managers. The data was analyzed using statistical and content analysis techniques. The results show that, at the IFRN, the entrepreneurship thematic has been very prominent and is present in directive institutional documents, in the pedagogical framework and in several projects and actions executed within the institution. Such projects and efforts help to form entrepreneurs with specific characteristics that will be helpful to respond to the constantly evolving labor market demands. Even though some institutional documents do not specify which entrepreneurship approach they refer to, based on our empirical analysis, we observe the hegemonic adoption of an economic or behavioral model shaped by a neoliberal prescription, supported by various activities such as awards, promotion notices, disciplines content, innovative projects, lectures, and workshops related to the theme, amongst others. Such a model is also perceived and adopted by the institutional managers, with former students having the same thinking, perhaps because they reflect the dominant organizational vision. Our research, which establishes an innovative and out-of-the-mainstream character on the theme, is not limited to providing only supplementary knowledge. It questions the conception and application of entrepreneurial policies, projects, and actions at the IFRN. In addition, it suggests a different approach to entrepreneurship practices in the educational environment, whereas proposing viable and feasible alternatives for the institution.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Sociologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75719
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DS - Teses de doutoramento

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