Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75772

TítuloInvestigação-acção e construção da cidadania
Outro(s) título(s)From action research to the development of citizenship
Autor(es)Marques, Joaquim
Sarmento, Teresa
Palavras-chaveEnvolvimento parental
cidadania
investigação-acção
Data2007
EditoraEdições Universitárias Lusófonas
RevistaRevista Lusófona de Educação
Resumo(s)O desenvolvimento social, económico e cultural das últimas décadas e as múltiplas alterações que se têm produzido tanto a nível familiar como a nível educativo, têm introduzido a questão da educação como acção pública a ser realizada por diferentes agentes educativos - pais, crianças, elementos da comunidade. No presente texto apresentaremos, sumariamente, três projectos com base numa metodologia de investigação-acção, indicando os contextos em que se têm desenvolvido, as suas finalidades, os processos metodológicos seguidos. Uma meta-análise destes projectos permite-nos destacar a singularidade de cada um e, ao mesmo tempo, encontrar alguns indicadores comuns, como sejam, a pertinência da colaboração como motor de exercício de cidadania de cada actor social, a (re)construção de novas formas de solidariedade social e educativa, a necessidade de desocultar a participação da criança neste processo relacional, a (re)valorização do professor enquanto profissional do humano e a afirmação da educação como projecto comum.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75772
ISSN1645-7250
Versão da editorahttps://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/660
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
660-Texto do artigo-2368-1-10-20090720.pdf634,32 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID