Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/75772
Título: | Investigação-acção e construção da cidadania |
Outro(s) título(s): | From action research to the development of citizenship |
Autor(es): | Marques, Joaquim Sarmento, Teresa |
Palavras-chave: | Envolvimento parental cidadania investigação-acção |
Data: | 2007 |
Editora: | Edições Universitárias Lusófonas |
Revista: | Revista Lusófona de Educação |
Resumo(s): | O desenvolvimento social, económico e cultural das últimas décadas e as múltiplas alterações que se têm produzido tanto a nível familiar como a nível educativo, têm introduzido a questão da educação como acção pública a ser realizada por diferentes agentes educativos - pais, crianças, elementos da comunidade. No presente texto apresentaremos, sumariamente, três projectos com base numa metodologia de investigação-acção, indicando os contextos em que se têm desenvolvido, as suas finalidades, os processos metodológicos seguidos. Uma meta-análise destes projectos permite-nos destacar a singularidade de cada um e, ao mesmo tempo, encontrar alguns indicadores comuns, como sejam, a pertinência da colaboração como motor de exercício de cidadania de cada actor social, a (re)construção de novas formas de solidariedade social e educativa, a necessidade de desocultar a participação da criança neste processo relacional, a (re)valorização do professor enquanto profissional do humano e a afirmação da educação como projecto comum. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75772 |
ISSN: | 1645-7250 |
Versão da editora: | https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/660 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
660-Texto do artigo-2368-1-10-20090720.pdf | 634,32 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |