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TítuloO design emocional e a influência na escolha da creche
Autor(es)Lima, Cristiana Beatriz Martins
Orientador(es)Providencia, B
Alexandre, Rosana Ferreira
Palavras-chaveDesign emocional
Encarregado de educação
Educação
Infância
Espaço
Emotional design
Parents
Education
Childhood
Space
Data31-Jul-2021
Resumo(s)A presente investigação ambiciona averiguar o papel do design emocional no contexto da creche, através da perspetiva dos encarregados de educação. Pretende-se compreender de que forma o design está relacionado com a escolha de um espaço para o bebé. Existe a intenção de explorar e perceber se a forma como um espaço é projetado consegue evocar sentimentos nos encarregados de educação. Foi escolhido o espaço de creche por ser a alternativa mais comum para pais que voltam a exercer a sua atividade após o nascimento do bebé. A ausência de família próxima e o envolvimento da mãe no mundo do trabalho tornam a escola de educação infantil no parceiro ideal para apoiar os pais. Sabemos que as emoções acompanham a vida do Homem e são elementos essenciais no comportamento humano. Desta forma torna-se relevante compreender que aspetos da creche são considerados fundamentais e que sentimentos surgem relacionados com estas características para os encarregados de educação. Para verificar esta questão iniciou-se o trabalho com uma revisão da literatura. Foi feita uma abordagem ao design e ao design emocional a partir de Donald Norman, Patrick Jordan e Pieter Desmet. Posteriormente, foram explorados conceitos de desenvolvimento e aprendizagem do bebé. De seguida exploram-se os conceitos de educação infantil onde é feita uma análise de três metodologias de educação distintas, Montessori, Reggio Emilia e Waldorf. É também analisada a relação entre educação e design, permitindo estudar o espaço como ferramenta educativa. Por fim, foi desenvolvido um questionário e aplicado em cinco creches do concelho de Ponte de Lima, para verificar estas questões de partida. Com a aplicação do questionário foi possível compreender as características que se destacam e que parecem ser alvo de preferência dos encarregados de educação, podemos referir o ambiente familiar, a organização, a funcionalidade e o mobiliário como fatores mais relevantes. Foi possível, também, identificar sentimentos positivos como, a segurança, a tranquilidade e a alegria gerados pelo contacto com o espaço e pela interação da visita. Contudo, também foram identificados sentimentos negativos como, confusão e sensação de antigo, associados à creche mais antiga das cinco avaliadas.
This research aims to investigate the role of emotional design in day nursery settings through the perspective of parents. The aim is to understand how design is related to the choice of a space for the baby. The intention is to explore and understand if the way a space is designed can evoke feelings in parents. The nursery school space was chosen because it is the most common alternative for parents who return to work after the birth of their baby. The absence of close family and the mother's involvement in the world of work make the day nursery the ideal partner to support parents. We know that emotions accompany human life and are essential elements in human behaviour. Thus, it is relevant to understand which aspects of day nursery are considered fundamental for parents and which feelings arise related to these characteristics. To verify this question the work began with a bibliographic research where a literature review is made. An approach was made to design, emotional design and to three authors, Donald Norman, Patrick Jordan and Pieter Desmet. Subsequently, concepts of infant development and learning are explored. This is followed by a research of concepts of early childhood education where an analysis of three distinct education methodologies, Montessori, Reggio Emilia and Waldorf is made. The relationship between education and design is also analysed, allowing to study the space as an educational tool. Posteriorly, a questionnaire was developed and applied in five day nurseries in the municipality of Ponte de Lima, to verify these starting questions. With the application of the questionnaire, it was possible to understand the characteristics that stand out and that seem to be the target of preference of the parents, we can refer the family environment, the organisation, the functionality and the furniture as the most relevant factors. It was also possible to identify positive feelings such as safety, tranquillity and joy generated by the contact with the space and the interaction of the visit. However, negative feelings such as disarray and feeling of old were also identified, associated with the oldest day nursery of the five evaluated.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Design de Produto e Serviços (Design de produto e Serviços)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75773
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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