Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75804

TítuloDo grit à autorregulação da aprendizagem: promoção de sucesso académico
Outro(s) título(s)From grit to self-regulation of learning: promoting academic success
Autor(es)Nunes, Ana Rita Silva
Orientador(es)Rosário, Pedro
Palavras-chaveGrit
Esforço
Foco
Autorregulação
Aprendizagem
Effort
Focus
Self-regulation
Learning
Data19-Nov-2021
Resumo(s)Paixão e perseverança envolvidos na perseguição de um objetivo de longo-prazo definem o conceito grit. Vários estudos têm analisado o papel do grit no desempenho dos alunos, atletas, empreendedores e profissionais. Os estudos revelam que as pessoas que tendem a perseverar nos seus objetivos ao longo do tempo, apesar das dificuldades e fracassos, alcançam bons resultados. Contudo, poucos estudos têm explorado os fatores relacionados com a manutenção do interesse e da perseverança durante a perseguição de um objetivo desafiante ou de longo-prazo. Com o objetivo de colmatar essa lacuna na literatura, a presente tese de doutoramento centrou-se em explorar os fatores e condições que contribuem para explicar o grit. Foram selecionados dois contextos que apresentam condições favoráveis para investigar o grit: o envolvimento num Programa doutoral e o envolvimento no Caminho de Santiago. O Capítulo 1 apresenta um estudo qualitativo (n=30) sobre os fatores relacionados com o progresso dos alunos de doutoramento nos seus estudos, apesar das adversidades. Uma análise temática permitiu identificar quatro temas: clarificação de um propósito para perseverar e completar este ciclo de estudos, consistência nos interesses ao longo do doutoramento, perseverança no esforço para superar as adversidades, e monitorização do progresso. Serão apresentadas implicações para a prática educativa, em particular para os programas de mentoria aplicados no contexto universitário. O capítulo 2 apresenta um estudo qualitativo (n=31) sobre os fatores relacionados com manutenção da paixão e da perseverança dos participantes que perseguem o Caminho de Santiago. Uma análise temática identificou quatro temas: ferramentas para o progresso, ferramentas para desfrutar da experiência, ferramentas para refletir e ferramentas para tornar a vida digna de ser vivida. Com base nesses indicadores, o capítulo 3 apresenta um estudo quantitativo (n= 575) em que foram testados dois preditores do grit numa amostra de peregrinos que estava a percorrer o Caminho de Santiago. Um modelo de path analysis mostrou que peregrinos autónomos exibiam mais grit do que peregrinos menos autónomos. Além disso, os peregrinos que relataram uma atitude positiva face à aprendizagem ao longo da vida exibiram mais grit do que os seus pares com atitudes de aprendizagem ao longo da vida menos favoráveis. Estes resultados vão ao encontro do apelo de vários investigadores e também de políticas internacionais que sugerem que os desafios e adversidades são inevitáveis ao longo da vida; contudo, quanto mais autónomas e disponíveis as pessoas estiverem para continuar a aprender ao longo da vida, mais preparadas estarão para se adaptar às mudanças do ambiente e prosseguirem os seus objetivos.
Passion and perseverance towards long-term goals defines the concept of grit. Several studies have examined the role of grit in the performance of students, athletes, entrepreneurs, and workers. Studies found that those who tend to persevere in their goals over time, despite difficulties and failures, are likely to achieve successful outcomes. However, few studies have explored factors likely to sustain grit. Aiming to fill this gap in the literature, this doctoral thesis focused on exploring factors and conditions contributing to nurture passion and perseverance towards long-term goals. We have chosen two settings presenting favorable conditions for investigating grit: the pursuit of a doctoral degree and the pursuit of the Way of St. James to achieve the Cathedral of Santiago de Compostela (Spain). Chapter 1 presents a qualitative study about what helps students progress towards PhD completion, despite setbacks and failures. Semi structured interviews were conducted with 30 PhD students from four scientific fields (humanities, social sciences, life sciences and engineering). Thematic analysis identified four themes: the purposeful pursuit of PhD degree, consistency of interests, perseverance of effort, and progress monitoring. Future research and practical implications for the higher education community, specifically for mentoring programs and PhD programs, were discussed. Chapter 2 presents a qualitative study (n = 31) about the factors that help to sustain passion and perseverance of participants in the Way of St. James to achieve a destination (Santiago de Compostela, Spain). Thematic analysis indicated four key themes to address this research aim: tools for progress, tools to enjoy the journey, tools to look inside oneself, and tools to make one’s life worth living. Based on these indicators, chapter 3 presents a quantitative study (n = 575) in which two predictors of grit were tested while participants were completing the Way of St. James. Using path analysis modeling, we found that autonomous pilgrims (i.e., those who tend to report consistency between interests, attitudes and behaviors, and low susceptibility to control) show more perseverance and passion towards their long-term goals than less autonomous pilgrims. Moreover, pilgrims who reported positive lifelong learning attitudes showed more grit behaviors than their counterparts with lower lifelong learning attitudes. These findings are consistent with the alert of many researchers and with policies suggesting that challenges and adversities are unavoidable; however, the more autonomous and open people are to continue learning over lifespan, the more prepared they will be to cope with the changes in the environment and to pursue their meaningful goals.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Psicologia Aplicada
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75804
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIPsi - Teses de Doutoramento

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