Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75808

TítuloTikTok: usos e motivações entre adolescentes em Portugal
Outro(s) título(s)TikTok: usos y motivaciones entre los adolescentes en Portugal
TikTok: uses and motivations among teenagers in Port
Autor(es)Duarte, Alexandre
Dias, Patrícia
Palavras-chaveTikTok
Adolescentes (13-16)
Aplicação móvel
Usos e gratificações (U&G)
Conteúdos gerados pelos utilizadores (UGC)
Media gerados pelo utilizador (UGM)
Teenagers (13-16)
Mobile apps
User-generated content (UGC)
Media-generated content (UGM)
Uses and Gratifications (U&G)
Aplicación móvil
Contenidos generados por los usuarios (UGC)
Media generados por los usuarios (UGM)
Usos y Gratificaciones (U&G)
COVID-19
Data2021
EditoraCentro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL)
RevistaChasqui
CitaçãoDuarte, A., & Dias, P. (2021). TikTok: usos e motivações entre adolescentes em Portugal. Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, (147), 81-102.
Resumo(s)Durante os primeiros meses de confinamento devido à pandemia Covid-19, o TikTok foi a aplicação mais descarregada a nível mundial, tendo conquistado, só em Portugal, meio milhão de novos utilizadores, o que requer um olhar mais aprofundado por parte das Ciências de Comunicação. Usando como base a teoria dos Usos e Gratificações (U&G), este estudo pretende mapear as práticas de adolescentes portugueses (13-16) nesta plataforma, explorando as diferenças entre os utilizadores e os criadores de conteúdos. Para tal, foi realizada um inquérito online a uma amostra não probabilística de 263 utilizadores do TikTok. Os resultados mostram que 44,5% produzem conteúdos e que estes têm uma atuação mais estratégica, focada na autopromoção, na expansão e dinamização da sua comunidade online.
During the first months of lockdown due to the Covid-19 pandemic, TikTok was the most downloaded app worldwide, and conquered, just in Portugal, half a million new users, which requires an attentive look from Media Studies. Using the Uses and Gratifications (U&G) as framework, this study aims to map the practices of Portuguese teenagers (13-16) on this platform, exploring the differences between users and content producers. For that purpose, we conducted an online survey to a non-probabilistic sample of 263 TikTok users. Our findings show that 44,5% of the users create content, and they act more strategically, focusing on self-promotion and on the expansion and dynamization of their online community.
Durante el confinamiento por la pandemia Covid-19, TikTok fue la aplicación más descargada en todo el mundo, habiendo conquistado, solo en Portugal, medio millón de nuevos usuarios, lo que requiere una mirada más profunda por parte de las ciencias de la comunicación. Tomando como base la teoría de Usos y Gratificaciones (U&G), este estudio tiene como objetivo mapear las prácticas de los adolescentes portugueses (13-16) en esta plataforma, explorando las diferencias entre usuarios y creadores de contenido. Para ello, se realizó una encuesta online sobre una muestra no probabilística de 263 usuarios de TikTok. Los resultados muestran que el 44,5% produce contenido y que tiene un rol más estratégico, enfocado a la autopromoción, expansión y dinamización de su comunidad online.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75808
DOI10.16921/chasqui.v1i147.4419
ISSN1390-1079
e-ISSN1390-924X
Versão da editorahttps://revistachasqui.org/index.php/chasqui/article/view/4419
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
document.pdf274,49 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID