Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/75821
Título: | Do processo de desenvolvimento de um currículo académico à prática profissional. Competências curriculares e de avaliação. Um estudo de caso numa universidade comunitária |
Outro(s) título(s): | From the development process of an academic curriculum to professional practice. Curricular and evaluation skills. A case study at a community university |
Autor(es): | Schossland, Sidney |
Orientador(es): | Alves, Maria Palmira |
Palavras-chave: | Currículo académico Ensino Superior Formação de professores Academic context Higher Education Teacher training |
Data: | 29-Nov-2021 |
Resumo(s): | O sucesso profissional e social dos estudantes é a principal missão do Ensino Superior. O princípio de
excelência, que é inerente ao ensino superior, pressupõe que as instituições deste nível de ensino saibam
assumir-se como fonte de pensamento prospetivo, analisando, acompanhando e prevendo, com
distanciamento crítico, as grandes questões sociais e económicas, antecipando problemas, contribuindo
com soluções e influenciando políticas. Isto pressupõe o abandono de certas práticas de ensino aprendizagem-avaliação genericamente centradas na transmissão e a adesão a um novo paradigma de
ensino-aprendizagem, que mobilize competências e articule teoria e prática. A distância entre as exigências
dos contextos profissionais e aquilo que se aprende em contexto académico é, desde há muito, um tema
que se discute e suscita investigações, mas que, por variados motivos, não perde atualidade. Na verdade,
há uma busca contínua pelo ponto perfeito de cruzamento entre a formação profissional, numa perspetiva
ampliada, e a formação científica, pedagógica, técnica, ética, moral e política, que deve nortear o currículo
do ensino superior. Assim, a nossa problemática é: como ultrapassar o "gap" existente entre os
conhecimentos teóricos adquiridos na formação académica e aqueles que são necessários à vivência da
prática profissional? Como passar de um currículo por objetivos a um currículo que desenvolva
competências? Como deve ser organizado o processo de desenvolvimento curricular? Como devem
articular-se os professores de um curso, na universidade, para maior integração curricular? Que estratégias
de ensino serão as mais adequadas para ultrapassar o "gap"? Que práticas de avaliação devem ser
favorecidas? Que formação pedagógica têm os professores do Ensino Superior? Tendo em vista contribuir
para esta discussão, levamos a cabo uma investigação, de natureza quantitativa e descritiva. O contexto do
nosso estudo é o curso de Administração da Univadle, no Brasil, e os seus estudantes e professores
constituíram a população a analisar. O instrumento de recolha de dados foi o inquérito por questionário,
aplicado a 55 professores, 185 estudantes ingressantes, 71 estudantes concluintes e 112 estudantes
egressos. Os dados foram analisados com recurso a estatística descritiva. Os principais resultados mostram
que na articulação do labor e formação contínua, o ensino universitário tem como enfrentar o "gap"
existente entre a teoria e prática no decorrer de sua formação universitária e a preparação para a prática
profissional não é compatível com o contexto académico. Com base nos resultados foram propostas
algumas melhorias, tais como: uma nova ênfase para o curso de Administração, a qual intitular-se-á
"Administração com Ênfase em Gestão de Pessoas; um novo projeto pedagógico do curso (PPC);
atualização do programa de profissionalização docente (PPD) da Universidade Comunitária da Região Sul. The distance, so often referenced between professional practice, and the acuity’s of work, the detachment between what you learn in an academic context and what you need to know in the working set has been a topic discussed at long time and raises investigations but, for various reasons, perfect solutions are still yet to find. In fact there is a continuous search for the perfect crossing point between vocational training in a broader perspective, with the scientific, pedagogical relationship, technical, ethical, moral and policy which should guide the educational curriculum of higher education. In order to contribute to this discussion we conduct a quantitative research with which we intend to establish a connective reflection between the contents studied in the academic environment and those that really matter for professional practice. The setting of our study is the course of Administração and its students and teachers were the addressed sample. After the application and analysis of the instrument was possible to determine that in the analyzed context the teaching practices are on track for the training of skilled and expert professionals. So, our problem is: how to bridge the gap between the theoretical knowledge acquired in academic training and those necessary to experience professional practice? How to move from a curriculum by objectives to a curriculum that develops skills? How should the curriculum development process be organized? How should the teachers of a course, at the university, articulate themselves for greater curricular integration? What teaching strategies will be the most appropriate to bridge the gap? What assessment practices should be favored? What pedagogical training do Higher Education teachers have? In order to contribute to this discussion, we carried out a quantitative and descriptive investigation. The context of our study is the Administration course at an University, in 2016 Brazil, and its students and teachers constituted the population to be analyzed. The data collection instrument was the questionnaire survey, applied to 55 teachers, 185 freshmen, 71 graduating students and 112 alumni. The data were analyzed using descriptive statistics. The main results show that in the combination of work and continuous training, university education has to face the "gap" between theory and practice during its university training and the preparation for professional practice is not compatible with the academic context. Based on the results, some improvements were proposed, such as: a new emphasis for the Administration course, which will be entitled "Administration with Emphasis on People Management; proposal of a new pedagogical project for the course (PPC) ; proposition to update the Community University teaching professionalization program (PPD). |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Desenvolvimento Curricular) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75821 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sidney_Schossland.pdf | Tese de Doutoramento | 2,86 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons