Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/75871
Título: | Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em classe |
Outro(s) título(s): | Career adaptability: effectiveness of classroom vocational intervention |
Autor(es): | Gonçalves, Tatiana Sousa |
Orientador(es): | Taveira, Maria do Céu |
Palavras-chave: | Adaptabilidade de carreira Adolescentes Eficácia Intervenção vocacional Career adaptability Career intervention Efficacy Teenagers |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | A evidência indica que a intervenção vocacional é uma ferramenta útil para o desenvolvimento
da adaptabilidade de carreira. O programa “GPS… Guia para o Sucesso”, de intervenção psicológica
vocacional em classe, pretende apoiar jovens portugueses do concelho da Amadora, e respetivas famílias,
com atitudes de planeamento e tomada de decisão de carreira escolar. Considerando que ainda é
escassa a investigação nacional sobre a intervenção vocacional em classe, neste estudo, analisa-se a
eficácia do programa GPS na adaptabilidade de carreira de alunos do 9º ano de escolaridade, ano de
transição escolar. Participaram 566 estudantes de ambos os sexos (278 rapazes e 288 raparigas), com
idades compreendidas entre os 13 e os 19 anos, distribuídos por grupo de intervenção (n = 279) e grupo
de controlo (n = 287). Os participantes responderam à Escala de Adaptabilidade de Carreira, num pré e
pós-teste, com o intervalo de oito semanas. Os resultados de uma MANOVA, indicam que a intervenção
influenciou positivamente a adaptabilidade de carreira dos alunos. Contudo, são necessários mais
estudos que avaliem simultaneamente os resultados e o processo de intervenção. Evidence indicates that vocational intervention is a useful tool for developing career adaptability. The program "GPS... Guia para o Sucesso", an in-class vocational psychological intervention program, aims to support young Portuguese students from the municipality of Amadora, and their families, with school career planning and decision-making attitudes. Considering that national research on in-class vocational intervention is still scarce, this study analyzes the effectiveness of the GPS program on the career adaptability of 9th grade students, a school transition year. A total of 566 students of both genders (278 boys and 288 girls), aged 13 - 19 years, participated, distributed into intervention group (n = 279) and control group (n = 287). Participants responded to the Career Adaptability Scale in a pre- and posttest, eight weeks apart. The results of a MANOVA, indicate that the intervention positively influenced the students' career adaptability. However, further studies are needed that simultaneously evaluate the outcomes and the process of the intervention. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75871 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese+Tatiana+Gonçalves+(a70391).pdf | 212,96 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons