Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7591
Título: | Nupcialidade e fecundidade na região da Madalena (Ilha do Pico): um estudo de demografia diferencial |
Autor(es): | Santos, Carlota |
Palavras-chave: | Nupcialidade Fecundidade Demografia histórica Ilha do Pico |
Data: | 2007 |
Editora: | Universidade Fernando Pessoa |
Revista: | Antropológicas |
Citação: | "Antropológicas". ISSN 0873-819X. 10 (2007) 409-435. |
Resumo(s): | No presente estudo, foi analisada a informação extraída dos registos de nascimento, casamentos e óbitos em seis comunidades açorianas da ilha do Pico, aplicando a metodologia de “reconstituição de paróquias”. O principal objectivo consiste em descrever a evolução da nupcialidade e da fecundidade na região, entre os séculos XVIII e XIX, destacando comportamentos específicos em diferentes grupos ocupacionais. Os resultados obtidos revelaram acentuados contrastes na idade ao casamento, na fecundidade legítima, na dimensão da família e nos níveis de esterilidade. In this study, we have analysed the information extracted from reccords of birhs, marriages and deaths in six azorean communities from Pico Island, using the “parishes reconstitution” methodology. The main purpose is describing the evolution of regional nupciality and fertility, from the eighteenth to the twentieth centuries, and pointing out specific behaviours in different occupational groups. The results obtained indicate strong contrasts in age at marriage, marital fertility, family size and sterility levels. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7591 |
ISSN: | 0873-819X |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals DH - Artigos em Revistas Nacionais/Papers in National Journals GHP/CITCEM - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nupcialidade e Fecundidade.pdf | 259,5 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |