Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75918

TítuloEducação musical para todos: por uma política de participação no ensino da música
Autor(es)Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveEducação musical
Acesso à educação artística
Contemplação estética
Participação
Alexander Gottlieb Baumgarten
David Elliott
Data2014
EditoraSociedade Musical de Guimarães
CitaçãoVieira, M. H. (2014). Educação musical para todos. Por uma política de participação no ensino da música. In Vieira, M. H. & Cachada, A. (Org.) Pensar a Música II, (pp. 61-85). Guimarães: Sociedade Musical de Guimarães e Universidade do Minho
Resumo(s)Neste capítulo faz-se uma reflexão sobre a fragmentação curricular no ensino de música entre uma perspectiva de contemplação estética de raiz barroca baumgartiana (que ainda hoje perdura) e uma perspectiva participativa, na esteira de David Elliott, que advoga uma abordagem completa ao ensino e aprendizagem da música para todos os cidadãos. Sublinha-se a clivagem entre um culto mimético dos repertórios sem verdadeiro domínio funcional da linguagem musical e uma abordagem pedagógica performativa e de desenvolvimento da criatividade. Analisa-se também o impacto destas duas perspectivas na estruturação e cristalização curriculares.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75918
ISBN978-989-98539-2-8
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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