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dc.contributor.advisorOsório, António Josépor
dc.contributor.authorBarros, Elisabete Passospor
dc.date.accessioned2022-02-15T22:39:58Z-
dc.date.available2022-02-15T22:39:58Z-
dc.date.issued2021-09-16-
dc.date.submitted2020-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/75998-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Tecnologia Educativa)por
dc.description.abstractVivenciamos um cenário de profunda renovação e, infelizmente, a escola ainda vive muito distante na oferta e resposta às necessidades das crianças do século XXI e, consequentemente, às necessidades da sociedade contemporânea. Este estudo pretendeu estudar o potencial dos novos cenários educativos para o desenvolvimento de novas formas de pensamento e de aprendizagem, procedendo à definição dos indicadores para a mudança e inovação pedagógica nos ambientes emergentes. Propomo-nos recolher conceções e ideias sobre a escola do futuro, auscultando crianças e adultos, sustentadas por metodologias qualitativas. Utilizando a Abordagem Mosaico como metodologia, participaram 37 crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 13 anos, de duas escolas do ensino básico concelho de Braga. Participaram também 37 adultos, entre eles professores, pais/encarregados de educação e peritos, através do método de entrevista. As narrativas provenientes destes participantes foram analisadas segundo um modelo de análise composto por quatro dimensões: social, pedagógica, arquitetónica e tecnológica. Destas quatro dimensões, destaca-se a dimensão social como fator crucial nos processos de mudança. O aluno deve ser entendido como protagonista no ato de aprender. A cultura profissional do docente deve renovar-se em processos de aprendizagem ao longo da vida. E a escola deve ser entendida como uma comunidade que acolhe as diferenças e responde adequadamente às necessidades individuais de cada um, permitindo que as crianças descubram o mundo de forma autónoma e responsável, superando as suas dificuldades e limitações. Os indicadores para a mudança apontam carências de renovação nas quatro dimensões, sugerindo a necessidade de existir: uma renovação no design e na organização dos espaços físicos; a atualização das práticas pedagógicas tendo em consideração as características individuais dos alunos, valorizando percursos personalizados e de construção pessoal; e a utilização eficaz das tecnologias como ferramentas de apoio aos processos de ensino e de aprendizagem, transformando a escola em ambientes de aprendizagem ricos e estimulantes. Estas dimensões remetem para uma mudança holística que acontece com a colaboração de todos e de cada um em particular.por
dc.description.abstractWe are experiencing a scenario of profound renewal and, unfortunately, the school still lives a long way away in offering and responding to the needs of 21st century children and, consequently, to the needs of contemporary society. This study aimed to study the potential of new educational scenarios for the development of new ways of thinking and learning, proceeding to the definition of indicators for pedagogical change and innovation in emerging environments. We propose to collect concepts and ideas about the school of the future, listening to children and adults, supported by qualitative methodologies. Using the Mosaic Approach as a methodology, 37 children, aged between 8 and 13 years old, participated in two schools in the municipality of Braga. Also participate 37 adults, including teachers, parents/guardians and experts, throught the interview method. The narratives from these stakeholders were analyzed according to an analysis model composed of four dimensions: social, pedagogical, architectural and technological. Of these four dimensions, the social dimension stands out as a crucial factor in the processes of change. The student must be understood as a protagonist in the act of learning. The professional culture of the teacher must be renewed in lifelong learning processes. And the school must be understood as a community that welcomes differences and adequately responds to the individual needs of each one, allowing children to discover the world in na autonomous and responsible way, overcoming their difficulties and limitations. The indicators for change point to a lack of renewal in the four dimensions, suggesting the need to exist: a renewal in the design and organization of physical spaces; updating pedagogical practices taking into account the individual characteristics of the students, valuing personalized and personal construction paths; and the effective use of technologies as tools to support teaching and learning processes, transforming the school into rich and stimulating learning environments. These dimensions suggest a holistic change that happens with the collaboration of each and every one in particular.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectcriançaspor
dc.subjectescola do futuropor
dc.subjectinovação educativapor
dc.subjectchildrenpor
dc.subjectschool of the futurepor
dc.subjecteducational innovationpor
dc.titleEducação aberta e em rede: aprender a escola do futuropor
dc.title.alternativeOpen and networked education: learning the school of the futurepor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101486014por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.gradeMuito bompor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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Elisabete Passos Barros.pdfTese de Doutoramento10,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

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