Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/76009
Título: | Alunos com deficiência: um estudo sobre o perfil dos professores quanto à aceitação da Inclusão |
Autor(es): | Macedo, Hortência Martins, Ana Paula Loução |
Palavras-chave: | Educação-Inclusiva Deficiência Professores Perspectivas Necessidades educativas especiais Brasil Inclusão Profissionais Alunos com deficiência |
Data: | 2016 |
Editora: | Universidade Federal de São Carlos |
Citação: | Macedo, H. S. & Martins, A.P.L. (2016). Alunos com Deficiência: Um Estudo sobre o perfil dos professores quanto à aceitação da Inclusão.In E. Mendes et al. (Org.), Atas do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, disponível em https://proceedings.galoa.com.br/cbee7/trabalhos/alunoscomdeficienciaumestudosobreoperfildosprofessoresquantoaaceitacaodainclusao |
Resumo(s): | Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo conhecer as atitudes dos professores face à inclusão de alunos com deficiência em turmas do Ensino Médio. Envolveu 245 professores, de 15 Escolas Estaduais de Manaus/Am, identificando variáveis que distinguem a postura dos profissionais perante a inclusão analisando o resultado em 5 dimensões: I) Inclusão e Aceitação; II) Impacto da Inclusão; III) Inclusão e Modalidades de Atendimento; IV) Inclusão segundo o tipo de deficiência; V) Impacto da inclusão na vida dos alunos com e sem deficiência. Os dados foram coletados por meio de questionário e analisados através da estatística descritiva e inferencial. Pelos resultados, concluímos que há concordância entre os professores quanto aos benefícios da inclusão, porem, consideram que o benefício aumenta à medida que a severidade da deficiência dos alunos diminui. Um grupo de professores acredita que poderão acontecer algumas modificações na prática pedagógica a partir da influência que a inclusão exerce dentro do espaço escolar, no entanto, mais de ¼ dos professores inqueridos ainda apresenta posição contrária à inclusão quando a sua função de professor é envolvida nas relações de causa e efeito da inclusão. A formação em Educação Especial, diferencia os professores no que diz respeito a aceitação à inclusão escolar, portanto, a Formação Continuada, entre outros aspectos, é um ponto indispensável na organização de sistemas educacionais inclusivos. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76009 |
Versão da editora: | https://callforpapers.galoa.com.br/br/system/files/realm/cbee7/submissions/submission-49343-388939-field_submission_fulltext_file1.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
galoa-proceedings--cbee7-49343-alunos-com-defic.pdf | 195,48 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |