Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76009

TítuloAlunos com deficiência: um estudo sobre o perfil dos professores quanto à aceitação da Inclusão
Autor(es)Macedo, Hortência
Martins, Ana Paula Loução
Palavras-chaveEducação-Inclusiva
Deficiência
Professores
Perspectivas
Necessidades educativas especiais
Brasil
Inclusão
Profissionais
Alunos com deficiência
Data2016
EditoraUniversidade Federal de São Carlos
CitaçãoMacedo, H. S. & Martins, A.P.L. (2016). Alunos com Deficiência: Um Estudo sobre o perfil dos professores quanto à aceitação da Inclusão.In E. Mendes et al. (Org.), Atas do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, disponível em https://proceedings.galoa.com.br/cbee7/trabalhos/alunoscomdeficienciaumestudosobreoperfildosprofessoresquantoaaceitacaodainclusao
Resumo(s)Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo conhecer as atitudes dos professores face à inclusão de alunos com deficiência em turmas do Ensino Médio. Envolveu 245 professores, de 15 Escolas Estaduais de Manaus/Am, identificando variáveis que distinguem a postura dos profissionais perante a inclusão analisando o resultado em 5 dimensões: I) Inclusão e Aceitação; II) Impacto da Inclusão; III) Inclusão e Modalidades de Atendimento; IV) Inclusão segundo o tipo de deficiência; V) Impacto da inclusão na vida dos alunos com e sem deficiência. Os dados foram coletados por meio de questionário e analisados através da estatística descritiva e inferencial. Pelos resultados, concluímos que há concordância entre os professores quanto aos benefícios da inclusão, porem, consideram que o benefício aumenta à medida que a severidade da deficiência dos alunos diminui. Um grupo de professores acredita que poderão acontecer algumas modificações na prática pedagógica a partir da influência que a inclusão exerce dentro do espaço escolar, no entanto, mais de ¼ dos professores inqueridos ainda apresenta posição contrária à inclusão quando a sua função de professor é envolvida nas relações de causa e efeito da inclusão. A formação em Educação Especial, diferencia os professores no que diz respeito a aceitação à inclusão escolar, portanto, a Formação Continuada, entre outros aspectos, é um ponto indispensável na organização de sistemas educacionais inclusivos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76009
Versão da editorahttps://callforpapers.galoa.com.br/br/system/files/realm/cbee7/submissions/submission-49343-388939-field_submission_fulltext_file1.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
galoa-proceedings--cbee7-49343-alunos-com-defic.pdf195,48 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID