Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/76014

TitleO desenvolvimento da literacia digital e da literacia histórica em ambientes de aprendizagem ativa na aula de História
Author(s)Graça, Vânia
Ramos, Altina
Solé, Glória
KeywordsAmbientes de aprendizagem ativa
Aprendizagem histórica
Literacia histórica
Literacia digital
Tecnologias digitais
Issue date22-Feb-2021
PublisherUA Editora
CitationGraça, V., Ramos, A., & Solé, G. (2021). O desenvolvimento da literacia digital e da literacia histórica em ambientes de aprendizagem ativa na aula de História. In M. H. Araújo & L. Morgado (Orgs.) Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores (pp. 435-450). Serviços de Documentação, Informação Documental e Museologia - UA Editora, Universidade de Aveiro. ISBN 978-972-789-731-5. http://hdl.handle.net/10773/33065
Abstract(s)Atualmente, assiste-se a mudanças significativas na educação que exigem o desenvolvimento de capacidades, competências e atitudes ajustadas a esta era digital e que implicam que aluno e professor desempenhem novos papéis. Este estudo pretende investigar as potencialidades das tecnologias digitais, integradas em metodologias ativas, centradas no paradigma socioconstrutivista e operacionalizadas no modelo aula-oficina, para o desenvolvimento da literacia histórica e literacia digital em alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Para tal, vamos utilizar três plataformas digitais: o TED-ed, o Youtube e o Padlet, que serão integradas nas metodologias de aula invertida (Flipped Classroom) e da aprendizagem por pares (Peer Instruction) e operacionalizadas no modelo aula-oficina. Trata-se um estudo qualitativo em que será utilizado o método de estudo de caso múltiplo para conhecer e compreender duas realidades: uma turma de 4.º ano (9-10 anos) e outra de 6.º ano (11-12 anos). Para a recolha de dados, e no que se refere aos alunos, serão utilizados o focus group, o inquérito por questionário, os trabalhos produzidos pelos alunos, assim como questionários de metacognição; no que diz respeito aos professores, faremos entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados qualitativos, recorrer-se-á às técnicas de análise da Grounded Theory apoiada pelo software NVivo. Os dados quantitativos serão analisados recorrendo à estatística descritiva. Neste artigo, serão apresentados os pressupostos teóricos que sustentam a investigação, os objetivos, o desenho metodológico e as etapas realizadas até ao momento. É esperado que o presente estudo possa contribuir para a construção de uma teoria emergente que relacione a utilização de tecnologias digitais com as metodologias ativas para fomentar o desenvolvimento da literacia histórica e digital, bem como de competências essenciais para o século XXI.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76014
ISBN978-972-789-731-5
DOI10773/33065
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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