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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGraça, Vâniapor
dc.contributor.authorRamos, Altinapor
dc.contributor.authorSolé, Glóriapor
dc.date.accessioned2022-02-16T11:06:20Z-
dc.date.available2022-02-16T11:06:20Z-
dc.date.issued2021-02-22-
dc.identifier.citationGraça, V., Ramos, A., & Solé, G. (2021). O desenvolvimento da literacia digital e da literacia histórica em ambientes de aprendizagem ativa na aula de História. In M. H. Araújo & L. Morgado (Orgs.) Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores (pp. 435-450). Serviços de Documentação, Informação Documental e Museologia - UA Editora, Universidade de Aveiro. ISBN 978-972-789-731-5. http://hdl.handle.net/10773/33065por
dc.identifier.isbn978-972-789-731-5por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/76014-
dc.description.abstractAtualmente, assiste-se a mudanças significativas na educação que exigem o desenvolvimento de capacidades, competências e atitudes ajustadas a esta era digital e que implicam que aluno e professor desempenhem novos papéis. Este estudo pretende investigar as potencialidades das tecnologias digitais, integradas em metodologias ativas, centradas no paradigma socioconstrutivista e operacionalizadas no modelo aula-oficina, para o desenvolvimento da literacia histórica e literacia digital em alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Para tal, vamos utilizar três plataformas digitais: o TED-ed, o Youtube e o Padlet, que serão integradas nas metodologias de aula invertida (Flipped Classroom) e da aprendizagem por pares (Peer Instruction) e operacionalizadas no modelo aula-oficina. Trata-se um estudo qualitativo em que será utilizado o método de estudo de caso múltiplo para conhecer e compreender duas realidades: uma turma de 4.º ano (9-10 anos) e outra de 6.º ano (11-12 anos). Para a recolha de dados, e no que se refere aos alunos, serão utilizados o focus group, o inquérito por questionário, os trabalhos produzidos pelos alunos, assim como questionários de metacognição; no que diz respeito aos professores, faremos entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados qualitativos, recorrer-se-á às técnicas de análise da Grounded Theory apoiada pelo software NVivo. Os dados quantitativos serão analisados recorrendo à estatística descritiva. Neste artigo, serão apresentados os pressupostos teóricos que sustentam a investigação, os objetivos, o desenho metodológico e as etapas realizadas até ao momento. É esperado que o presente estudo possa contribuir para a construção de uma teoria emergente que relacione a utilização de tecnologias digitais com as metodologias ativas para fomentar o desenvolvimento da literacia histórica e digital, bem como de competências essenciais para o século XXI.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUA Editorapor
dc.relationPD/BD/150425/2019por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAmbientes de aprendizagem ativapor
dc.subjectAprendizagem históricapor
dc.subjectLiteracia históricapor
dc.subjectLiteracia digitalpor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.titleO desenvolvimento da literacia digital e da literacia histórica em ambientes de aprendizagem ativa na aula de Históriapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.event.titleEncontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadorespor
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationStartPage435por
oaire.citationEndPage450por
oaire.citationConferencePlaceAveiropor
dc.identifier.doi10773/33065por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationLivro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadorespor
oaire.versionAMpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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