Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/76014
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Graça, Vânia | por |
dc.contributor.author | Ramos, Altina | por |
dc.contributor.author | Solé, Glória | por |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T11:06:20Z | - |
dc.date.available | 2022-02-16T11:06:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-22 | - |
dc.identifier.citation | Graça, V., Ramos, A., & Solé, G. (2021). O desenvolvimento da literacia digital e da literacia histórica em ambientes de aprendizagem ativa na aula de História. In M. H. Araújo & L. Morgado (Orgs.) Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores (pp. 435-450). Serviços de Documentação, Informação Documental e Museologia - UA Editora, Universidade de Aveiro. ISBN 978-972-789-731-5. http://hdl.handle.net/10773/33065 | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-731-5 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/76014 | - |
dc.description.abstract | Atualmente, assiste-se a mudanças significativas na educação que exigem o desenvolvimento de capacidades, competências e atitudes ajustadas a esta era digital e que implicam que aluno e professor desempenhem novos papéis. Este estudo pretende investigar as potencialidades das tecnologias digitais, integradas em metodologias ativas, centradas no paradigma socioconstrutivista e operacionalizadas no modelo aula-oficina, para o desenvolvimento da literacia histórica e literacia digital em alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Para tal, vamos utilizar três plataformas digitais: o TED-ed, o Youtube e o Padlet, que serão integradas nas metodologias de aula invertida (Flipped Classroom) e da aprendizagem por pares (Peer Instruction) e operacionalizadas no modelo aula-oficina. Trata-se um estudo qualitativo em que será utilizado o método de estudo de caso múltiplo para conhecer e compreender duas realidades: uma turma de 4.º ano (9-10 anos) e outra de 6.º ano (11-12 anos). Para a recolha de dados, e no que se refere aos alunos, serão utilizados o focus group, o inquérito por questionário, os trabalhos produzidos pelos alunos, assim como questionários de metacognição; no que diz respeito aos professores, faremos entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados qualitativos, recorrer-se-á às técnicas de análise da Grounded Theory apoiada pelo software NVivo. Os dados quantitativos serão analisados recorrendo à estatística descritiva. Neste artigo, serão apresentados os pressupostos teóricos que sustentam a investigação, os objetivos, o desenho metodológico e as etapas realizadas até ao momento. É esperado que o presente estudo possa contribuir para a construção de uma teoria emergente que relacione a utilização de tecnologias digitais com as metodologias ativas para fomentar o desenvolvimento da literacia histórica e digital, bem como de competências essenciais para o século XXI. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | UA Editora | por |
dc.relation | PD/BD/150425/2019 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ambientes de aprendizagem ativa | por |
dc.subject | Aprendizagem histórica | por |
dc.subject | Literacia histórica | por |
dc.subject | Literacia digital | por |
dc.subject | Tecnologias digitais | por |
dc.title | O desenvolvimento da literacia digital e da literacia histórica em ambientes de aprendizagem ativa na aula de História | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.event.title | Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores | por |
sdum.event.type | meeting | por |
oaire.citationStartPage | 435 | por |
oaire.citationEndPage | 450 | por |
oaire.citationConferencePlace | Aveiro | por |
dc.identifier.doi | 10773/33065 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores | por |
oaire.version | AM | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ART_VâniaGraça et al. 2021.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |