Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/76015
Título: | Modelo de Atendimento à Diversidade: aspectos relevantes e desafiantes para a implementação |
Autor(es): | Tonini, Andréa Correia, Luís de Miranda Martins, Ana Paula Loução |
Palavras-chave: | Dislexia Modelo de Atendimento à Diversidade Educação especial Escola inclusiva |
Data: | Dez-2021 |
Editora: | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) |
Resumo(s): | Este estudo apresenta um recorte de uma pesquisa realizada no âmbito de um Doutoramento em Estudos da Criança, na Universidade do Minho, em Portugal. A investigação teve por finalidade analisar a operacionalização do Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) no atendimento a alunos com dislexia que frequentavam, no ano letivo de 2011/2012, o 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em um Agrupamento de escolas públicas do norte de Portugal. Emerge desta finalidade o objetivo de identificar quais os aspectos do desenvolvimento e da implementação do MAD que os participantes consideravam ser relevantes ou desafiantes. Para a investigação, foi adotada uma metodologia fundamentada no paradigma naturalista. A estratégia dominante para a coleta dos dados foram as entrevistas parcialmente estruturadas. As entrevistas ocorreram com 16 pessoas, sendo: cinco professoras do 1.º CEB, uma professora do apoio educativo, uma professora de educação especial, um psicólogo, a coordenadora dos Serviços de Educação Especial e Apoio Educativo, a diretora e seis pais. Os resultados permitem concluir que os participantes consideravam relevantes as práticas de colaboração entre os profissionais e a organização preventiva e diferenciada no atendimento aos alunos com dislexia. A insuficiência de recursos humanos no que se refere aos profissionais dos Serviços de Educação Especial e Apoio Educativo e as atitudes negativas perante tarefas colaborativas foram considerados desafios para a implementação do modelo. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76015 |
ISBN: | 978-85-94099-12-9 |
Versão da editora: | https://cbee2021.faiufscar.com/anais#/trabalho/5280 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CBEE2021 TONINI.pdf | CBEE_2021_TONINI et al. 2021 | 356,9 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons