Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/76016

TitleA construção de habitats digitais e ativos para a aprendizagem histórica: o caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Author(s)Vânia Graça
Ramos, Altina
Solé, Glória
KeywordsAprendizagem histórica
Habitats digitais e ativos
1.º Ciclo do Ensino Básico
Issue date17-Jan-2021
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitationGraça, V., Ramos, A., & Solé, G. (2021). A construção de habitats digitais e ativos para a aprendizagem histórica: o caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico. In A. Osório, M. Gomes, A. Ramos & A. Valente (Orgs.), Challenges 21, Desafios do Digital: Livro de Atas (pp. 149–161). Universidade do Minho. Centro de Competência.
Abstract(s)A sociedade digital em que vivemos é caraterizada pela emergência de novos paradigmas de educação que podem originar novos habitats de aprendizagem digital e ativa. Neste sentido, o aluno é instigado a interagir nesses habitats, utilizando tecnologias digitais e assumindo o papel de construtor de conhecimento, designadamente conhecimento histórico. O presente estudo pretende compreender os contributos das tecnologias digitais, integradas em metodologias de aprendizagem ativa, centradas no paradigma socio construtivista e operacionalizadas no modelo aula-oficina, para o desenvolvimento da consciência histórica e aprendizagem histórica de alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa em que se utilizou o estudo de caso múltiplo dado que se quer estudar duas realidades: uma turma de 4.º ano e outra de 6.º ano. A recolha de dados incluiu inquérito por questionário e focus group aos alunos, entrevistas semiestruturadas aos professores das turmas, observação participante, os trabalhos produzidos pelos alunos e questionários de metacognição. Os dados qualitativos estão a ser analisados através das técnicas de análise da Grounded Theory, apoiadas pelo software NVivo. Nesta comunicação, apresentamos o design de um dos habitats digitais e ativos subordinado à temática “Os Descobrimentos portugueses e a Era da Globalização”, em que se utilizaram diversas plataformas digitais em diferentes tarefas, operacionalizadas no modelo da aula-oficina e nas metodologias de sala de aula invertida e de aprendizagem por pares. Os resultados preliminares permitem concluir que estes habitats potenciam, por um lado, diversas competências históricas essenciais ao pensamento e consciência históricos e, por outro, o desenvolvimento de competências digitais e uma maior motivação, concentração e interação dos alunos no seu processo de aprendizagem histórica.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76016
Publisher versionhttps://www.nonio.uminho.pt/challenges/publicacoes/
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAPL. VaniaGraca_2021.pdf2,44 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID