Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7602

TítuloAuto-regulação da tomada de apontamentos no ensino básico
Autor(es)Soares, Serafim
Orientador(es)Rosário, Pedro
Data14-Jan-2008
Resumo(s)Esta dissertação estuda os processos auto-regulatórios da tomada de apontamentos, no domínio da disciplina de Matemática. Mais especificamente, procurámos, num primeiro momento, relacionar esta variável, num modelo de estrutura causal, a montante, com a auto-regulação da aprendizagem e as funções da tomada de apontamentos e, a jusante, com os resultados de final do ano escolar e do exame do 9.º ano de escolaridade da disciplina de Matemática. Posteriormente, efectuamos um estudo de caso, no qual procurámos compreender com maior pormenor, aplicando análises de regressão linear múltipla, a influência da qualidade das anotações nos resultados escolares na referida disciplina. O primeiro objectivo desta investigação centrou-se na avaliação da auto-regulação da aprendizagem, da auto-regulação da tomada de apontamentos e das funções cognitivas da tomada de apontamentos dos alunos do Ensino Básico. Para isso, utilizámos, respectivamente, o Inventário dos Processos Autoregulatórios dos Alunos [revisto] (IPAAr), adaptação do IPAA (Inventário dos Processos Auto-regulatórios dos Alunos; Rosário, 2004b), e construímos e validámos o Inventário dos Processos Auto-regulatórios da Tomada de Apontamentos (IPATA) e o Inventário das Funções da Tomada de Apontamentos (IFTA). O segundo, na comprovação da viabilidade dos modelos propostos. Estes modelos, descritivos dos processos da tomada de apontamentos dos alunos, hipotetizam e especificam determinadas relações causais entre as variáveis, nunca perdendo de vista o racional teórico sociocognitivo (Bandura, 1997). A revisão de literatura incidiu nos referenciais teóricos subjacentes aos objectivos referidos. As perspectivas da auto-regulação da aprendizagem desenvolvidas por Zimmerman (2002) e Rosário (2004b) enfatizam as condições sociais, pessoais e ambientais que promovem a emergência da auto-regulação da aprendizagem, dando especial destaque à componente educacional. Na área de estudo da tomada de apontamentos destacámos as contribuições teóricas de Di vesta e Gray (1972), sobre os benefícios das funções cognitivas (armazenamento e codificação), de Monereo, Castelló, Clariana, Palma e Pérez Cabaní (1994), centrada no ensino desta estratégia, e de Van Meter, Yokoi e Pressley (1994), sobre os processos autoregulatórios da tomada de apontamentos. Na parte empírica desta dissertação tomou-se um amostra de 594 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico de escolas do distrito do Porto, 149 alunos do 7.º ano, 182 do 8.º ano e 263 do 9.º ano de escolaridade. Os resultados confirmam os inventários (IPAAr, IPATA e IFTA) como instrumentos adequados para avaliar os comportamentos auto-regulados e o conhecimento e aplicação das funções da tomada de apontamentos dos alunos. Em relação ao IPAAr e ao IPATA, obtivemos estruturas tridimensionais, correspondentes às fases de auto-regulatórias da Planificação, Execução e Avaliação, preconizadas por Rosário (2004b) e Zimmerman (2002), que se aglutinaram num factor de segunda ordem, respectivamente, autoregulação da aprendizagem e da tomada de apontamentos. A análise estatística do instrumento de avaliação IFTA revelou duas dimensões (Armazenamento e Codificação), explicadas, como se esperava, pelo factor de segunda ordem Tomada de apontamentos. Foi confirmada a robustez do ajustamento do modelo de equações estruturais proposto, bem como dos modelos das análises de regressão linear múltipla. Os resultados relevam a importância dos processos auto-regulatórios e das funções da tomada de apontamentos na obtenção de resultados escolares de excelência, sugerindo, por isso, necessidade de promover tanto competências transversais na área dos processos de auto-regulação da aprendizagem como centradas nos domínios específicos. No final, são analisadas as implicações educativas destes dados e apresentadas algumas sugestões para investigações futuras.
The present study investigates the note-taking self-regulatory processes in the domaín of Mathematics. More specífically, we search, in a first moment, to relate this variable, in a causal structural model, upstream, with learning self-regulation and cognitive functions of note-taking and, downstream, with the final school achievement results and in the ninth grade exam of Mathematics. Subsequently, we conducted a case study, to try to understand with more detail, with multiple linear regression analysis, the influence of the quality annotations on school achievement of the refered subject. The first objective of the present study is centered in estimating the self-regulation learning, note-taking self-regulation and cognitive functions of note-taking in elementary school students. In order to do so, we used, respectively, the Inventory of Student’s Processes of Self-regulation [revised] (IPAAr), adaptation of the IPAA (Inventory of Student’s Processes of Self-regulation; Rosário, 2004b), we buildt and validated the Inventory of Processes Self-regulation on Note-taking (IPATA) and the Note-taking Functions Inventory (IFTA). The second, in confirmation of the viability of the proposed models. These models, describe the students’ note-taking processes, try the hypothetis and specify certain causal relations among variables, never letting the racional sociocognitive point of view (Bandura, 1997) out of sight. The literature review focused on the theoretical references underlying the reported objectives. The learning selfregulation perspectives developed by Zimmerman (2002) and Rosário (2004b) emphasize the social, personal and environmental conditions, which promote the appearence of the learning self-regulation, giving special emphasis to the educacional component. In the subject-matter of note-taking study we put in relief the Di vesta and Gray (1972) theoretical contribuitions, about benefits of the cognitive functions (external storage and encoding), by Monereo, Castelló, Clariana, Palma e Pérez Cabaní (1994), centered on teaching this strategy, and by Van Meter, Yokoi and Pressley (1994), on note-taking self-regulatory processes. The sample used was based on 594 students from Portuguese Elementary School of Oporto district, 149 students from the 7th grade, 182 from 8th grade and 263 from 9th grade. The results confirm the inventory (IPAAr, IPATA e IFTA) as adequate instruments to assess self-regulatory behaviour and the knowlegde and application of note-taking functions. In relation to IPAAr and IPATA, we obtained tridimensional structures, corresponding to self-regulatory fases of Planning, Performance and Assessment, preconized by Rosário (2004b) and Zimmerman (2002), agglutinated on a second order factor, respectively, self-regulatory learning and self-regulatory note-taking. The statistics analysis of the assessment instrument IFTA revealed two dimensions (external storage and encoding), explained, as expected, by Note-taking second order factor. We confirmed the sctructural model adjustment robustness proposed, in the same manner as the multiple linear regression analysis models. The results reveal the importance of the self-regulatory processes and note-taking functions to obtain excellent scholar achievement, suggesting, therefore, the need to promote both transversal competences in the area of self-regulation learning processes and in specific domains. Finally, we analyse the educational implications of this data and we present some suggestions to future research.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Educação, área de especialização de Psicologia da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7602
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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