Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76078

TítuloDesafios e possibilidades do ensino de biodiversidade através do pensamento filogenético - projeto de doutoramento
Autor(es)Santana, Carolina Maria Boccuzzi
Franzolini, Fernanda
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveÁrvores filogenéticas
Cladogramas
Ensino de Biologia
Diversidade dos seres vivos
Ensino de Ciências
Data2022
EditoraInstituto Politécnico de Leiria. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS)
CitaçãoSantana, C.M.B., Carvalho, G.S. & Franzolini, F. (2022) Desafios e possibilidades do ensino de biodiversidade através do pensamento filogenético – projeto de doutoramento. In: Livro de Resumos – VI ENJIE (Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação). Leiria: Insituto Politécnico de Leiria, p.24
Resumo(s)Muitas vezes, o ensino de Biologia apresenta um cenário de fragmentação e desconexão entre seus conteúdos (Krasilchik, 2008). Assim, recomenda-se utilizar cladogramas para integrar o ensino sobre a biodiversidade e apresentar sua história evolutiva (Santos & Calor, 2007). Tal abordagem pode ajudar a desenvolver um pensamento filogenético (do inglês, “tree thinking”), que compreende os seres vivos como parte de uma árvore evolutiva (O’Hara, 1997), sendo importante que haja o trabalho com o professor sobre este tema (Coutinho & Bartholomei-Santos, 2019). Desta forma, o objetivo deste projeto é identificar e analisar as possibilidades e desafios presentes no ensino sobre a diversidade dos seres vivos através do pensamento filogenético, presentes: (1) em pesquisas sobre ensino de Ciências e Biologia; (2) em entrevistas com dez professores brasileiros e dez portugueses, atuantes do 6º ao 12º ano de escolarização, de maneira a verificar a influência de seus contextos em seu conhecimento e suas práticas; (3) em discussões e atividades realizadas no contexto de um curso de formação contínua com professores brasileiros, para compreender quais possibilidades e desafios são mobilizados neste contexto. Realizou-se uma busca em plataformas acadêmicas pelos termos “tree thinking”, “cladogram” e “phylogenetic tree” e suas traduções em português e espanhol, focada em artigos com relação ao ensino sobre a temática, o que resultou em 43 trabalhos, que foram lidos, com foco na metodologia, resultados, discussão e conclusões, e categorizados. As entrevistas estão a ser videogravadas, transcritas, e analisadas a partir de procedimentos propostos para o tratamento de dados qualitativos (Marshall & Rossman, 2006), e elementos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Assim, a análise envolveu: imersão nos dados, definição da categorização e unidades de registro e de contexto, codificação e contagem. As atividades e discussões do curso de formação contínua estão a ser transcritas, tabuladas e analisadas. Até o momento, foram obtidas categorias sobre possibilidades e desafios relacionados com o conteúdo (construção, interpretação e comparação de árvores filogenéticas), e com a dimensão pedagógica, sendo divididas em subcategorias, para detalhamento. A partir das entrevistas analisadas, percebe-se que todas as professoras reconhecem a representação, utilizam-na em sala de aula e compreendem sua importância. No entanto, desafios conceituais, curriculares e pedagógicos também são encontrados.
TipoComunicação oral
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76078
Versão da editorahttps://vienjie.ipleiria.pt/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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