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https://hdl.handle.net/1822/76164
Título: | Compreender para ler, ler para compreender: um programa de ensino e intervenção em compreensão da leitura para o 2.º ano do 1 .º ciclo do ensino básico |
Outro(s) título(s): | Understand to read, read to understand: a teaching and intervention program in reading comprehension for the 2nd grade of the elementary school |
Autor(es): | Fernandes, Tânia Filipa Moniz |
Orientador(es): | Viana, Fernanda Leopoldina Cadime, Irene Maria Dias |
Palavras-chave: | Compreensão da leitura Ensino explícito Leitura Programa de intervenção Explicit teaching Intervention program Reading Reading comprehension |
Data: | 9-Jul-2020 |
Resumo(s): | Existem, atualmente, em Portugal, dois programas estruturados de promoção da compreensão
da leitura, dirigidos a alunos entre o 3.º e o 6.º anos de escolaridade. Contudo, verificou-se, não só a
nível nacional, mas também a nível internacional, uma escassez de programas de ensino explícito da
compreensão, destinados aos anos de escolaridade antecedentes. Neste sentido, considerou-se
importante desenvolver um programa para o 2.º ano de escolaridade e analisar o impacto da sua
implementação. Os objetivos centrais deste programa «Comprender para ler, ler para comprender» são
promover o desenvolvimento da compreensão da linguagem oral, promover o desenvolvimento da
compreensão da leitura e da metacompreensão. É constituído por 29 sequências didáticas,
administradas em sessões semanais, com uma duração que varia entre 45 e 60 minutos, e está
organizado em duas partes: modalidade oral e de leitura.
No estudo empírico participaram 90 alunos do 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino
Básico, oriundos de quatro escolas do concelho do Funchal – Região Autónoma da Madeira. Cinquenta
alunos integraram o Grupo Experimental (GE) e 40 alunos integraram o Grupo de Controlo (GC). Foi
utilizado um desenho de investigação quasi-experimental, com pré e pós-teste. Os participantes foram
avaliados com recurso às provas: i) Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (Raven, 1947 adaptação
de Simões, 2000); ii) Avaliação da Linguagem Oral (Sim-Sim, 1997); iii); TLP - Teste de leitura de palavras
(Ribeiro, Viana, Santos, Cadime, Chaves-Sousa, Vale, & Spinillo, 2014); iv) Teste de avaliação da
compreensão da leitura ACL 1 e ACL 2 (Català, Català, Molina & Monclùs, 2001, adaptação de
Mendonça, 2008).
Os resultados deste estudo demonstram, os efeitos positivos de um programa estruturado de
ensino explícito da compreensão da leitura e sugerem que tais efeitos podem ser obtidos mesmo em
anos iniciais de alfabetização. Estes resultados sugerem também que os efeitos deste tipo de programas
não se cingem à compreensão da leitura, mas que se estendem à compreensão oral e à leitura de
palavras. There are currently two structured programs in Portugal to promote reading comprehension aimed at students between the 3rd and 6th grades. However, there was a scarcity, not only at the national level, but also at the international level, of programs of explicit techniques of understanding, intended for previous years of school. In this sense, it was considered important to develop a program for 2 nd grade and to analyze the impact of its implementation. The central objectives of this program “Understand to read. Read to understand” are to promote the development of oral language comprehension, to promote the development of reading comprehension and meta-comprehension. It consists of 29 didactic sequences, with a duration that varies between 45 and 60 minutes, once a week and it is organized in two parts: oral mode and reading mode. In the empirical study, 90 students from the 2nd grade of the elementary school participated, coming from four schools in the municipality of Funchal- Autonomous Region of Madeira. Fifty students were part of the Experimental Group (GE) and 40 students were part of the Control Group (GC). A quasi experimental research design was used, with pre and post-test. The participants were evaluated using the tests: i) Raven’s Colored Progressive Matrices (Raven, 1947 adaptation by Simões, 2000), ii) Assessment of Oral Language (Sim-Sim, 1997); iii) TLP- Word reading test (Ribeiro, Viana, Santos, Cadime, Chaves- Sousa, Vale, & Spinillo, 2014); iv) Assessment test of reading comprehension ACL1 and ACL2 (Català, Català, Molina & Monclùs, 2001, adaptation by Mendonça, 2008). These results of this study demonstrate the positive effects of a structured program of explicit teaching of reading comprehension and suggest that such effects can be obtained even in early years of literacy. These results also suggest that the effects of these types of programs are not limited to reading comprehension, but that they extend to oral comprehension and word reading. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências de Educação (especialidade de Psicologia de Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76164 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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