Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76164

TítuloCompreender para ler, ler para compreender: um programa de ensino e intervenção em compreensão da leitura para o 2.º ano do 1 .º ciclo do ensino básico
Outro(s) título(s)Understand to read, read to understand: a teaching and intervention program in reading comprehension for the 2nd grade of the elementary school
Autor(es)Fernandes, Tânia Filipa Moniz
Orientador(es)Viana, Fernanda Leopoldina
Cadime, Irene Maria Dias
Palavras-chaveCompreensão da leitura
Ensino explícito
Leitura
Programa de intervenção
Explicit teaching
Intervention program
Reading
Reading comprehension
Data9-Jul-2020
Resumo(s)Existem, atualmente, em Portugal, dois programas estruturados de promoção da compreensão da leitura, dirigidos a alunos entre o 3.º e o 6.º anos de escolaridade. Contudo, verificou-se, não só a nível nacional, mas também a nível internacional, uma escassez de programas de ensino explícito da compreensão, destinados aos anos de escolaridade antecedentes. Neste sentido, considerou-se importante desenvolver um programa para o 2.º ano de escolaridade e analisar o impacto da sua implementação. Os objetivos centrais deste programa «Comprender para ler, ler para comprender» são promover o desenvolvimento da compreensão da linguagem oral, promover o desenvolvimento da compreensão da leitura e da metacompreensão. É constituído por 29 sequências didáticas, administradas em sessões semanais, com uma duração que varia entre 45 e 60 minutos, e está organizado em duas partes: modalidade oral e de leitura. No estudo empírico participaram 90 alunos do 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, oriundos de quatro escolas do concelho do Funchal – Região Autónoma da Madeira. Cinquenta alunos integraram o Grupo Experimental (GE) e 40 alunos integraram o Grupo de Controlo (GC). Foi utilizado um desenho de investigação quasi-experimental, com pré e pós-teste. Os participantes foram avaliados com recurso às provas: i) Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (Raven, 1947 adaptação de Simões, 2000); ii) Avaliação da Linguagem Oral (Sim-Sim, 1997); iii); TLP - Teste de leitura de palavras (Ribeiro, Viana, Santos, Cadime, Chaves-Sousa, Vale, & Spinillo, 2014); iv) Teste de avaliação da compreensão da leitura ACL 1 e ACL 2 (Català, Català, Molina & Monclùs, 2001, adaptação de Mendonça, 2008). Os resultados deste estudo demonstram, os efeitos positivos de um programa estruturado de ensino explícito da compreensão da leitura e sugerem que tais efeitos podem ser obtidos mesmo em anos iniciais de alfabetização. Estes resultados sugerem também que os efeitos deste tipo de programas não se cingem à compreensão da leitura, mas que se estendem à compreensão oral e à leitura de palavras.
There are currently two structured programs in Portugal to promote reading comprehension aimed at students between the 3rd and 6th grades. However, there was a scarcity, not only at the national level, but also at the international level, of programs of explicit techniques of understanding, intended for previous years of school. In this sense, it was considered important to develop a program for 2 nd grade and to analyze the impact of its implementation. The central objectives of this program “Understand to read. Read to understand” are to promote the development of oral language comprehension, to promote the development of reading comprehension and meta-comprehension. It consists of 29 didactic sequences, with a duration that varies between 45 and 60 minutes, once a week and it is organized in two parts: oral mode and reading mode. In the empirical study, 90 students from the 2nd grade of the elementary school participated, coming from four schools in the municipality of Funchal- Autonomous Region of Madeira. Fifty students were part of the Experimental Group (GE) and 40 students were part of the Control Group (GC). A quasi experimental research design was used, with pre and post-test. The participants were evaluated using the tests: i) Raven’s Colored Progressive Matrices (Raven, 1947 adaptation by Simões, 2000), ii) Assessment of Oral Language (Sim-Sim, 1997); iii) TLP- Word reading test (Ribeiro, Viana, Santos, Cadime, Chaves- Sousa, Vale, & Spinillo, 2014); iv) Assessment test of reading comprehension ACL1 and ACL2 (Català, Català, Molina & Monclùs, 2001, adaptation by Mendonça, 2008). These results of this study demonstrate the positive effects of a structured program of explicit teaching of reading comprehension and suggest that such effects can be obtained even in early years of literacy. These results also suggest that the effects of these types of programs are not limited to reading comprehension, but that they extend to oral comprehension and word reading.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências de Educação (especialidade de Psicologia de Educação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76164
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese+corrigida+30-8-2020+(1).pdf2,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID