Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76209

TítuloCapacidades de competência emocional dos enfermeiros no cuidar da pessoa em situação crítica
Outro(s) título(s)Nurses’ emotional skills when providing medical care for people in a critical condition
Autor(es)Soeima, Sara Joana Ferreira
Orientador(es)Novais, Rui Manuel Freitas
Martins, Maria de Fátima da Silva Vieira
Palavras-chaveCapacidades de competência emocional
Enfermeiros
Pessoa em situação crítica
Emotional skills
Nurses
People in a critical condition
Data2021
Resumo(s)O cuidar da pessoa em situação crítica requer o desenvolvimento de competências especializadas face à complexidade das situações que emergem no contexto de cuidados intensivos. Os enfermeiros envolvem-se em situações de cuidar de difícil gestão que acarretam implicações emocionais. Neste âmbito, as suas capacidades emocionais tornam-se de capital importância para enfrentar essas situações complexas, na medida em que promovem a regulação, a gestão das emoções e produzem um estado de bem-estar emocional. As capacidades de competência emocional versam sobre as habilidades de cada um em reconhecer, avaliar e controlar as suas emoções e as das outras pessoas. Desenvolveu-se um estudo quantitativo de caráter exploratório e descritivo, tendo como objetivos explorar e descrever as capacidades de competência emocional valorizadas pelos enfermeiros que cuidam da pessoa em situação crítica. Recorreu-se à aplicação de um questionário como instrumento de colheita de dados com base na “Escala Veiga Branco da Competência Emocional”. Os resultados do estudo demonstraram que das cinco capacidades de competência emocional estudadas, a empatia é a mais valorizada pelos enfermeiros e a automotivação a menos valorizada, o que reflete uma distinção das capacidades interpessoais de competência emocional em detrimento das intrapessoais e uma perspetiva positivista da competência emocional. Os enfermeiros apresentaram um nível moderado de competência emocional que necessita de ser melhorado de forma a que sejam emocionalmente competentes e proporcionem cuidados cada vez mais eficientes e diferenciados à pessoa em situação crítica.
Caring for people in critical situations requires the development of skills in view of the complexity of situations that emerge in the context of intensive care. Nurses are requested to manage situations of great emotional length. Henceforth, in this context, nurses’ emotional skills become of huge relevance to deal with the complexity of the situations. With the help of these skills, nurses can regulate and manage more proficiently the stream of emotions and promote a sense of well-being. Emotional skills are linked to the ability of each person on recognizing, measuring, evaluating, and mostly balancing/controlling their own emotions and the ones of people around them. A quantitative study with an analysing and describing goal is developed in the following pages. This work aims to explore and describe the emotional skills which are valued by nurses who provide medical care for people in a critical condition. A questionnaire was developed as an instrument of measuring the data of our survey. We used “Veiga Branco’s Emotional Competence Scale/Measure”. The results of the study showed that of the five emotional competence capacities studied, empathy is the most value by nurses and self-motivation the least valued, which reflects a distinction of interpersonal capacities of emotional competence to the detriment of intrapersonal ones and a positivist perspective of competence emotional. This study concluded that nurses had a moderate level of emotional competence that needs to be improved in order to be emotionally competent and provide increasingly efficient and differentiated care to people in critical situations.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Enfermagem da Pessoa em Situação Crítica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76209
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ESE-CIE - Dissertações de Mestrado/MSc Dissertations

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