Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76216

TítuloInfluência do mobiliário escolar desajustado no desempenho cognitivo dos alunos
Outro(s) título(s)Influence of school furniture misfit in the cognitive performance of students
Autor(es)Fernandes, Agostinho Loureiro
Orientador(es)Carneiro, P.
Costa, Nélson Bruno Martins Marques da
Palavras-chaveDimensões antropométricas
NE 1729-1:2015
Par cadeira/mesa
Teste de atenção d2
Anthropometric dimensions
Pair chair/table
Test of attention d2
Data15-Jun-2020
Resumo(s)O mobiliário escolar (mesa e cadeira) tenta responder às solicitações antropométricas dos alunos para que estes possam sentir-se confortáveis durante os períodos de aprendizagem. Esta conjugação não é fácil atendendo à variedade de medidas antropométricas dos alunos que se encontram em fase de crescimento estrutural em particular na fase da pré-adolescência e adolescência. O objetivo deste estudo foi saber se existe desajustamento entre o mobiliário escolar e os alunos pertencentes a uma escola portuguesa do 2º e 3º ciclo de escolaridade. Também se pretendia saber se esse desajustamento provocava redução no desempenho cognitivo. Para tal foi medido todo o mobiliário, foram recolhidas as dimensões antropométricas de todos os alunos e aplicado um teste de atenção. Numa primeira fase foi aplicado o teste de atenção d2 a todos os alunos sem levar em consideração o tipo de mobiliário que estavam a usar. Seguidamente foi criado um grupo experimental ao qual foi atribuído mobiliário compatível segundo a Norma Europeia 1729:1-2015. Passado 4 meses foi aplicado o mesmo teste de atenção a todos os alunos (grupo experimental e grupo de controlo). Verificou-se que os alunos entre os 10 e 14 anos evidenciam um desajuste com o mobiliário escolar de 74% (par cadeira/mesa). Os resultados obtidos da aplicação do teste de atenção d2, nos dois momentos distintos (separados por um período de 4 meses) parecem indiciar que não existiu uma quebra de rendimento devido ao desajustamento ergonómico do mobiliário escolar. Estes resultados podem ter sido influenciados por dois tipos de situação. A primeira pode estar relacionada com o tempo que mediou os dois momentos de aplicação do teste de atenção d2 ter sido de apenas 4 meses. A segunda pode estar relacionada com algumas situações que possam ter melhorado a conjugação do mobiliário do grupo de controlo. Uma delas está associada à limpeza diária das salas. No fim desta limpeza pode acontecer que uma ou outra cadeira, ou mesmo mesa, possam não ficar no mesmo sítio. Outra situação poderá estar relacionada com a possibilidade do professor, em cada aula, decidir trocar um ou outro aluno de lugar por motivos que possam estar relacionados com a promoção das aprendizagens ou controlo da disciplina (o grupo experimental esteve sempre protegido contra estas possíveis ocorrências). Este trabalho veio reforçar a base de dados das dimensões antropométricas da população portuguesa, em particular dos alunos que frequentam o 2º ciclo de escolaridade, que não existia. Também colocou a questão do uso de mobiliário desajustado poder originar perda de competência cognitiva.
School furniture (table and chair) tries to respond to anthropometric requests from students so that they can feel comfortable during learning periods. This conjugation is not easy given the variety of anthropometric measurements of students who are in the phase of structural growth, particularly in the pre-adolescence and adolescence phase. The aim of this study was to know if there is a mismatch between school furniture and students belonging to a Portuguese school of the 2nd and 3rd cycle of schooling. It was also intended to know if this misadjustment caused a reduction in cognitive performance. For this purpose, all the furniture was measured, the anthropometric dimensions of all students were collected and an attention test was applied. In a first phase, the d2 attention test was applied to all students without taking into account the type of furniture they were using. A experimental group was then created to which compatible furniture was assigned according to European Standard 1729:1-2015. After 4 months, the same attention test was applied to all students (experimental group and control group). It was found that students between 10 and 14 years old show a mismatch with school furniture of 74% (pair chair/table). The results obtained from the application of the d2 test in the two distinct moments (separated by a period of 4 months) seem to indicate that there was no drop in performance due to the ergonomic mismatch of school furniture. These results may have been influenced by two types of situation. The first may be related to the time that measured the two moments of application of the d2 attention test have been only 4 months. The second may be related to some situations that may have improved the combination of the control group furniture. One of them is associated with daily cleaning of the rooms. At the end of this cleaning it may happen that either chair, or even table, may not stay in the same place. Another situation may be related to the possibility of the teacher, in each class, deciding to change one or another student for reasons that may be related to the promotion of learning or control of the discipline (the experimental group was always protected against these possible occurrences). This work reinforced the database of anthropometric dimensions of the Portuguese population, in particular of students who attend the 2nd cycle of schooling, which did not exist. It also raised the issue of the use of mismatch furniture that could lead to loss of cognitive competence.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Engenharia Industrial e de Sistemas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76216
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DPS - Teses de Doutoramento

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