Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76352

TítuloConstrução do curso "Um ofício de argila: como produzir cerâmica", veiculado no Facebook
Outro(s) título(s)Construção do curso Um ofício de argila: como produzir cerâmica, veiculado no Facebook
Course design: “Working with clay: how to produce pottery”, broadcasted on Facebook
Course design: Working with clay: how to produce pottery, broadcasted on Facebook
Autor(es)Faria, Eloísa Maria de
Orientador(es)Oliveira, Lia Raquel
Palavras-chaveArgila
Cerâmica
Desenho de curso Facebook
Videoaulas
Educação
Clay
Ceramics
Course design Facebook
Video classes
Education
Data2020
Resumo(s)A pesquisa dá resposta à questão de como desenvolver adequadamente o passo a passo de um curso de cerâmica para veiculá-lo em uma página pública, online, no Facebook, visando a disseminação e uma possível aprendizagem desse ofício. Para tanto, é elaborado o curso Trabalhando a argila: como produzir cerâmica que é constituído de dez videoaulas, imagens e um número de dez pequenos textos. A primeira videoaula traz a apresentação do curso acompanhada de boas vindas; a segunda, sobre o amassar a argila, os pontos da argila e a secagem da peça; a terceira, destaca as impressões tão presentes nas superfícies das peças de cerâmica, a partir de objetos utilizados no cotidiano e de desenhos a mão livre; a quarta, assim como a terceira, enfatiza as impressões, só que, com enfoque em registros de dados culturais e, ainda, traz a barbotina (cola utilizada na argila); da quinta à nona videoaula, têm-se as demonstrações das técnicas da placa e do rolinho, da elaboração de um pequeno painel, da escultura por um bloco e pela combinação de duas técnicas, e a décima e última videoaula, conclui o curso, expondo as peças realizadas durante o mesmo. Enquanto as imagens fazem referências às videoaulas, os textos são de ordem reflexiva. Foi adotada a metodologia do Estudo de Caso com a aplicação da Análise de Conteúdo para a análise dos dados suscitados, ou seja, os comentários e imagens postadas pelos visitantes, o tempo em minutos de visualização das videoaulas, os compartilhamentos e o alcance geográfico por pessoas registrados nesta página, a qual recebe o mesmo nome do curso “Trabalhando a argila: como produzir cerâmica. Da análise dos comentários foram encontradas as categorias Aprovação, Cerâmica, Aprendizagem, Disseminação, Beleza e Subjetividade.
The present research provides an answer to the question of how to adequately develop the necessary steps for a ceramics course as well as how to broadcast it in a public webpage such as Facebook while aiming at the dissemination and possibly the learning of such trade. In order to do accomplish these two ambitions, the course Working with clay: how to produce pottery is designed. It is comprised of ten video classes, images and ten short texts. The first video class presents the course and welcomes students; the second one deals with how to work the clay, its levels of consistency and the drying process. The third class highlights the remarkable prints which are typical of the surface of pottery pieces inspired by objects of daily use and sketches; the fourth, much like the third one emphasizes impressions, however, focusing on cultural registers and makes use of a glue commonly used in pottery called barbotina or casting slip; from the fifth to the ninth video class, the techniques of plaque and roll are demonstrated and there is a production of a small panel, from the sculpture from a single block and by the combination of two techniques. The tenth and last video class concludes the course by exposing the pieces made throughout the series. While the images make a reference to the video classes, the texts are of a reflexive nature. The methodology adopted by the course was one of Case Study with use of Content Analysis for the treatment of the data gathered. Namely the comments made and the images posted by visitors, time in minutes of video class watching, content sharing geographical reach registered on the webpage “Working with clay: how to produce pottery”. The comments analyzed were comprised into the categories of Work Approval, Ceramics, Learning, Dissemination, Beauty and Subjectivity.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76352
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Eloisa Maria de Faria.pdfDissertação de Mestrado5,78 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID