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TítuloModelo de atendimento à diversidade: um estudo qualitativo sobre a sua operacionalização no apoio a alunos com dificuldades de aprendizagem específicas na leitura (dislexia)
Outro(s) título(s)Model to adress diversity: a qualitative study on its operationalization to support students with specific reading disabilities (dyslexia)
Autor(es)Tonini, Andréa
Orientador(es)Correia, Luís Augusto Miranda
Martins, Ana Paula Loução
Palavras-chaveDificuldades de aprendizagem específicas
Dislexia
Escola para todos
Modelo de atendimento à diversidade
Paradigma naturalista
Dyslexia
Model of assistance to diversity
Naturalistic paradigm
School for All
Specific learning difficulties
Data24-Set-2020
Resumo(s)Neste estudo, analiso a operacionalização do Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) no atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem específicas na leitura (dislexia) no 1.º Ciclo do Ensino Básico em um agrupamento de escolas públicas do norte de Portugal. Estudei os pressupostos que orientaram o desenvolvimento do conceito de Escola para Todos, os princípios e a organização do MAD, e o campo das dificuldades de aprendizagem específicas. Seguindo o paradigma naturalista, consultei documentos oficiais e fiz entrevistas com profissionais e pais. Os resultados, apresentados sob a forma de estudo de caso, permitem-me concluir que: a) o MAD contextualizava-se num Projeto Escola para Todos: observado e sentido como a agregação de valores e práticas que celebravam a diversidade, respeitavam diferenças e proporcionavam igualdade de oportunidades; sustentado pelo conhecimento obtido com a experiência e com a formação teórica; fragilizado por aspetos organizacionais do trabalho dos professores e pela escassez de recursos humanos especializados; liderado de forma influente pela diretora do Agrupamento e pela coordenadora dos Serviços de Educação Especial e Apoio Educativo; b) as ações de formação especializada e de sensibilização em contexto eram uma prioridade para as lideranças e consideradas como promotoras do desenvolvimento do MAD; c) a organização preventiva promovida pelo MAD possibilitava um processo de sinalização e referenciamento para os Serviços de Educação Especial que trazia benefícios para todos; d) a insuficiência de recursos humanos especializados e atitudes negativas perante tarefas colaborativas eram considerados desafios para a implementação do MAD; e) a consultadoria e o trabalho articulado e colaborativo de apoio aos professores, aos profissionais externos e aos pais, promovido pela coordenadora dos Serviços de Educação Especial e Apoio Educativo, resultavam numa dinâmica ativa e continuada que promovia a confiança e a participação de todos; f) as estratégias de ensino-aprendizagem para alunos com dislexia eram planeadas, baseadas na investigação e promoviam competências acadêmicas e socio emocionais. A partir dessas conclusões, o impacto social deste estudo está no conhecimento e incentivo que pode oferecer a outras experiências que visem a potencializar os princípios da Escola para Todos.
In this study, I have analyzed the operationalization of the Model to Adress Diversity (MAD) to support students with specific reading learning disabilities (dyslexia) in the 1st Cycle of Elementary School in a group of public schools in the north of Portugal. I have studied the assumptions that have guided the evolution up to the concept of School for All, the principles and organization of MAD, and the field of specific learning disabilities. Following the naturalistic paradigm, I have consulted official documents and interviewed professionals and parents. The results, presented as a case study, have enabled me to conclude that: a) MAD is contextualized in the School for All Project, which: has been observed and felt as aggregation of values and practices that celebrate diversity, respect differences, and provide equal opportunities; it is grounded on knowledge obtained from experience and education; it is faced with the challenge of organizational aspects of teacher work and specialized human resources; the leadership of the group, Special Education Services, and Educational Support (SEEAE) have been the prevailingagents in MAD; b) actions of in-context education and sensitization were priority for the leadership team and regarded as triggers for the development and consolidation of MAD; c) the preventive organization promoted by MAD has enabled a process of signalization and reference to the Special Education Services, which have benefitted everybody; d) shortage of specialized human resources, and negative attitudes towards collaborative tasks were considered as challenges for MAD implementation; e) consulting, and articulated and collaborative work to support teachers, outside professionals and parents, provided by SEEAE coordinator, result in a dynamic and continuing process that favors everyone’s reliance and involvement; f) teaching strategies for students with dyslexiawere planned, researched-based and promoted academic and social-emotional competences. From these conclusions, the social impact of this study is on both the knowledge and the stimulus it may provide to other experiences aiming to potentiate the principles of the School for All.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade de Educação Especial)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76389
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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