Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7640

TítuloO modelo biomédico e a abordagem de promoção da saúde na prevenção de comportamentos de risco
Autor(es)Carvalho, Graça Simões de
Gonçalves, Artur
Rodrigues, Vitor
Albuquerque, Carlos
Palavras-chaveEducação para a saúde
Literacia para a saúde
Promoção da saúde
DataJan-2008
CitaçãoLEAL, I. [et al.], ed. lit.. - " Intervenção em psicologia e saúde : actas do Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 7, Porto, 2008". [Porto. : Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, 2008]. ISBN 972-8400-82-9. p. 247-250.
Resumo(s)A tradicional educação para a saúde, e em particular a prevenção de comportamentos de risco, baseia-se no conhecido modelo biomédico (BM) de saúde, como meio do persuasão por parte de professores e/ou profissionais de saúde. Por sua vez, a mais vasta abordagem da promoção da saúde (HP) não se centra na doença, procurando promover hábitos de saúde saudáveis e capacitar as pessoas para tomadas de decisão saudáveis. Especial atencão é dada à aprendizagem experiencial onde a ênfase é posta nas estratégias de ensino e aprendizagem que motivem a reflexão e consciencialização das questões de saúde por forma a que as pessoas possam assumir autonomia e adquirir competências para a tomada de decisões. Em vez de pôr as pessoas a seguirem um dado programa que lhes é apresentado (mudança de comportamento), o objectivo, ou melhor o desafio, é sobretudo melhorar a Literacia para a Saúde por forma a que as pessoas saibam fazer escolhas informadas e adquirir competências e confiança necessária para pôr em acção as suas próprias escolhas. Desta forma, os valores, as crenças e as atitudes são tidas em conta no processo pessoal de “empowerment” (capacitação) para eficazes tomadas de decisão saudável, não só para com a sua própria saúde mas também relevantes para conduzirem à criação de ambientes propícios à promoção de estilos de vida saudáveis para todos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7640
ISBN972-8400-82-9
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
BM & HP comp-risco.pdf151,13 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID