Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76449

TítuloA importância da formação na qualidade dos cuidados prestados no serviço de urgência básica
Outro(s) título(s)The importance of training in the quality of care provided at the local health unit of Alto Minho
Autor(es)Marques, Marta Susana de Araújo
Orientador(es)Freire, C.
Palavras-chaveDesempenho
Formação em serviço
Organizações
Qualidade dos cuidados de enfermagem
In-service training
Organizations
Performance
Quality of nursing care
Data2021
Resumo(s)O objetivo deste estudo consiste em analisar a importância da formação na qualidade dos cuidados prestados na ULSAM (Unidade Local de Saúde do Alto Minho). Foram realizadas dez entrevistas a profissionais de enfermagem que exercem funções no Serviço de Urgência Básica (SUB) de Ponte de Lima. Foi efetuada uma análise de conteúdo às entrevistas realizadas com o propósito de analisar a importância que os enfermeiros atribuem à formação em serviço, e ao seu impacto na qualidade dos cuidados de enfermagem prestados, perceber se a formação em serviço atinge os objetivos individuais, se tem contribuído para o desempenho e para a satisfação das necessidades de formação sentidas pela equipa, se a formação em serviço tem sido útil, visível e transferível para a prática do cuidar, através da alteração de comportamentos, identificar os fatores que têm condicionado a eficácia da formação em serviço e as sugestões que deveriam ser implementadas para a sua melhoria e identificar as temáticas que cada enfermeiro gostaria de ver desenvolvidas face ao seu contexto de trabalho. Os resultados permitem concluir que a formação em enfermagem assume cada vez mais, uma importância inquestionável, no sentido de procurar dar respostas às necessidades dos profissionais e possibilitar a tomada de decisões eficazes, que visem a mudança de atitudes, práticas e comportamentos para alcançar a excelência dos cuidados prestados. Os resultados são discutidos e apresentadas as contribuições para a prática das organizações portuguesas de saúde. São apresentadas algumas limitações do estudo que podem subsidiar investigações futuras sobre a importância da formação em serviço. O valor acrescentado deste estudo empírico reside na possibilidade de haver uma mudança de paradigma em que as organizações de saúde apoiem os profissionais no desenvolvimento das suas competências. Assim, o presente trabalho não só contribui para académica compreensão desta temática como também se reveste de grande interesse prático para as organizações de saúde e suas lideranças.
The main aim of this study is to analyze the importance of training in the quality of care provided at the Local Health Unit of Alto Minho. Ten interviews were conducted with professionals who work at the Basic Emergency Service in Ponte de Lima. A content analysis of the interviews was carried out in order to analyze the importance that nurses attribute to in-service training, and its impact on the quality of nursing care provided, to see if in-service training achieves the individual goals of each, if it has contributed to the performance and to the satisfaction of the training needs felt by the team, if in-service training has been useful, visible and transferable to the practice of care, through behavior change, identify which factors have conditioned the effectiveness of in-service training and what suggestions should be implemented for its improvement and identify the themes that each nurse would like to see developed in relation to their work context. The results allow us to conclude that nursing education assumes increasingly unquestionable importance, in order to respond to the health professionals needs and enable effective decision-making aimed at changing attitudes, practices and behaviors, necessary, to achieve excellence in care. The results are discussed and contributions to the practice of Portuguese health organizations are presented. Some limitations found in the development of this study are presented, which may support future investigations on the importance of in-service training. The added value of this empirical study lies in our belief that the paradigm shift for care is a reality, and that health organizations should motivate and support professionals to develop their skills. Thus, this work not only contributes to the academic community but is also of great practical interest to Health care organizations and their leaders.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão de Unidades de Saúde
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76449
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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