Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76514

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Pedro Rodriguespor
dc.contributor.authorCerqueira, Carlapor
dc.contributor.authorBarros, Vanessapor
dc.date.accessioned2022-03-14T17:20:10Z-
dc.date.available2022-03-14T17:20:10Z-
dc.date.issued2022-03-11-
dc.identifier.citationCosta, P. R., Barros, V., & Cerqueira, C. (2022). Wikipédia no feminino. O caso da enciclopédia em língua portuguesa. In P. Costa, E. Capoano, & D. Barredo (Eds.), Organizações e movimentos periféricos nas redes digitais ibero-americanas (pp. 115-146). CIESPAL.por
dc.identifier.isbn978-9978-55-209-4por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/76514-
dc.description.abstractDepois do inquérito sobre o perfil dos editores da Wikipédia em língua portuguesa, onde se concluiu, entre outros aspetos, que a participação das mulheres na construção e edição desta plataforma é de apenas 11% (Costa, 2021a), o nosso objetivo neste artigo foi o de analisar, nessa mesma base de dados (N=231), as perspetivas das mulheres sobre as razões para a colaboração neste gigante informacional, quais os sentimentos no processo de edição/colaboração e quais as ideologias mais incómodas no processo de edição. Os resultados revelaram fortes desigualdades de género nesta enciclopédia digital voluntária, tanto no número de editores/as como na edição de verbetes. Além disso, as mulheres distinguem-se neste processo por atribuírem grande importância à edição de verbetes enciclopédicos por três ordens de razões: 1) contribuir para o conhecimento livre; 2) satisfazer interesses pessoais/profissionais; 3) promover a igualdade de género – razões que diferem dos homens. Concluiu-se também que a maioria das mulheres inquiridas sentiu bem-estar, gratificação, felicidade e ânimo nos processos de edição de verbetes, ainda que tenham manifestado uma certa sensação de “dificuldade no uso da plataforma” de edição. Finalmente, concluiu-se que para metade das mulheres editoras inquiridas, existem ideologias incómodas nos processos de edição, e que essas estão relacionadas com os temas do fascismo (11,5%), do machismo e da misoginia (7,7%).por
dc.description.abstractAfter the survey about the profile of Wikipedia editors in Portuguese language, which concluded, among other things, that the participation of women in the construction and editing in this platform is only 11% (Costa, 2021a), our goal in this article was to analyze, in the same database (N=231), the female perspectives on the reasons for contributing to this information platform, what are the sensations and feelings in the editing/collaboration process and what are the most uncomfortable ideologies in the process of editing. The results revealed strong gender inequalities in this voluntary digital encyclopedia, both in the number of editors and in the edition of entries. In addition, women stand out in this process for attributing great importance to the edition of encyclopedic entries for three reasons: 1) to contribute to free knowledge; 2) to satisfy personal/professional interests; 3) to promote gender equality – reasons that differ from men. It was also determined that most women surveyed felt well-being, gratification, happiness and enthusiasm in the process of editing entries, even though they expressed a certain “difficulty in using the editing platform”. Finally, it was concluded that for half of the women editors surveyed, there are uncomfortable ideologies in the editing processes, which are related to the themes of fascism (11.5%), sexism and misogyny (7.7%).por
dc.description.abstractLuego de la encuesta sobre el perfil de los editores de Wikipedia en portugués, que concluyó, entre otras cosas, que la participación de mujeres en la construcción y edición de esta plataforma es solo del 11% (Costa, 2021a), nuestro objetivo en este artículo fue el de analizando, en esa misma base de datos (N = 231), las perspectivas de las mujeres sobre los motivos para colaborar en este gigante informativo, cuáles son los sentimientos en el proceso de edición / colaboración y cuáles son las ideologías más incómodas en el proceso de edición. Los resultados revelaron fuertes desigualdades de género en esta enciclopedia digital voluntaria, tanto en el número de editores como en la edición de entradas. Además, las mujeres se destacan en este proceso por atribuir gran importancia a la edición de entradas enciclopédicas por tres motivos: 1) contribuir al conocimiento libre; 2) satisfacer intereses personales / profesionales; 3) promover la igualdad de género, razones que difieren de las de los hombres. También se concluyó que la mayoría de las mujeres encuestadas sintieron bienestar, gratificación, felicidad y entusiasmo en el proceso de edición de los trabajos, aunque expresaron cierto sentimiento de “dificultad para utilizar la plataforma de edición”. Finalmente, se concluyó que para la mitad de las editoras entrevistadas, existen ideologías incómodas en los procesos de edición, y que estas están relacionadas con los temas del fascismo (11,5%), machismo y misoginia (7,7%).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCIESPALpor
dc.relationUIDP/00736/2020por
dc.relationUIDB/00736/2020por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/por
dc.subjectMulherespor
dc.subjectWikipédiapor
dc.subjectDesigualdadespor
dc.subjectVerbetes digitaispor
dc.subjectWomenpor
dc.subjectInequalitiespor
dc.subjectDigital entriespor
dc.subjectMujerespor
dc.subjectEntradas digitalespor
dc.titleWikipédia no feminino: o caso da enciclopédia em língua portuguesapor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttps://ediciones.ciespal.org/index.php/ediciones/catalog/view/34/37/236-1por
oaire.citationStartPage115por
oaire.citationEndPage146por
sdum.bookTitleOrganizações e Movimentos Periféricos nas Redes Digitais Ibero-Americanaspor
oaire.citationEdition1.ª edpor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Wikipédia no feminino.pdf437,99 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID