Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76614

TítuloDesempenho financeiro e atividade inovativa nas empresas
Outro(s) título(s)Financial performance and innovative business activity
Autor(es)Taques, Fernando Henrique
Orientador(es)Areal, Nelson
Basso, Leonardo
Data16-Dez-2019
Resumo(s)A inovação organizacional é alvo de debate há diversas décadas em suas mais diversas perspectivas. Como foco central, envolve discussões sobre seus efeitos em termos de desempenho financeiro para as firmas, que pode gerar vantagens competitivas, redução de custos ou ganhos de escala, condições que afetam o próprio valor de mercado das empresas. Sob essa abordagem, a tese é segmentada em três capítulos com objetivos distintos, mas complementares entre si, além da introdução e da conclusão. O primeiro envolve a percepção de que a inovação pode ser uma fonte de vantagem concorrencial para empresas via aperfeiçoamento de métodos e técnicas que podem gerar novos produtos ou serviços, ou mesmo melhoria daqueles já existentes. Nessa linha, é particularmente importante mensurar a inovação e discutir os resultados associados a ela. O objetivo deste capítulo consiste em abordar os principais indicadores de inovação no âmbito organizacional e discutir as vantagens e desvantagens inerentes a essa escolha. Os resultados sugerem avanços na literatura para aperfeiçoar a medição sob diversas óticas: produtos e processos, manufatura e serviços, assim como indicadores de entrada, intermediários e saídas, mas ainda há dificuldades e limitações, inclusive vieses que podem distorcer os efeitos encontrados nas estimativas dos pesquisadores. Ademais, indicadores multidimensionais propiciam uma visão mais ampla e precisa do fenômeno da inovação nas empresas por serem mais abrangentes no próprio entendimento conceitual do debate, diferentemente da escolha unidimensional que carrega restrição para discutir os reais efeitos no contexto organizacional, especialmente no caso da indústria de serviços. A segunda etapa de investigação consiste em compreender se a inovação organizacional pode explicar o valor de mercado das empresas, a partir de indicadores de patentes publicadas, patentes citadas e desembolsos em P&D. Com uma amostra de 1342 empresas, para o período 1986- 2016, foram conduzidas estimativas para modelos de dados em painel (efeitos fixo e aleatório) e regressão quantílica para dados em painel. Houve suporte parcial nas evidências de que a inovação afeta positivamente o valor de mercado das empresas. Embora tenham sido identificadas ocorrências do efeito positivo da inovação no valor de mercado em ambos métodos empregados, esse resultado difere em relação ao indicador aplicado nas estimativas e à metodologia empregada. Independentemente do método empírico, as variáveis ativo total e receita bruta foram capazes de explicar as variações no valor de mercado das organizações na maior parte dos modelos. Entretanto, os coeficientes variam entre os quantis amostrais, condição essa que sugere a importância do tamanho da empresa nessa relação. Por fim, a terceira parte da pesquisa debate se os recursos alocados em inovação são, por essência, classificados como investimentos sob incerteza ou há dificuldades do mercado na compreensão da expectativa de retorno derivada desse tipo de investimento com informações de acesso público. Isto posto, o objeto da pesquisa consiste em avaliar se a habilidade em inovar das organizações pode ser capaz de explicar retornos anormais para as firmas com a composição de modelos de fatores de risco. Com o uso de indicadores de investimento em P&D e patentes publicadas, a partir de uma amostra global de empresas, para o período entre 1992 e 2018, foram aplicados os modelos de 3 fatores, 4 fatores e 5 fatores de risco. Há suporte em parte dos casos de que o maior investimento em inovação contribui para um melhor desempenho em vendas e, por consequência, nos retornos em excesso. A composição de vários fatores de risco sugere que a ampliação desses critérios pode auxiliar o fenômeno e afetar de forma distinta os retornos. Em relação ao método de regresões rolling, os resultados denotam poucos cenários em que a habilidade para inovar (individual ou combinada com outro indicador) é fator explicativo do desempenho financeiro.
Organizational innovation has been the subject of debate for several decades from its most diverse perspectives. As a central focus, it involves discussions about its effects on firms 'financial performance, which can lead to competitive advantages, cost reductions or scale gains, conditions that affect companies' own market value. Under this approach, the thesis is divided into three chapters with distinct but complementary objectives, as well as introduction and conclusion. The first involves the perception that innovation can be a source of competitive advantage for companies by improving methods and techniques that can generate new products or services, or even improve existing ones. Along these lines, it is particularly important to measure innovation and discuss the results associated with it. The purpose of this chapter is to address the key innovation indicators in the organizational realm and discuss the advantages and disadvantages inherent in this choice. The results suggest advances in the literature to improve measurement from a variety of perspectives: products and processes, manufacturing and services, as well as input, intermediate and output indicators, but there are still difficulties and limitations, including biases that may distort the effects found in the estimates of researchers. Moreover, multidimensional indicators provide a broader and more accurate view of the phenomenon of innovation in companies as they are broader in the conceptual understanding of the debate itself, unlike the one-dimensional choice that carries constraint to discuss the real effects in the organizational context, especially in the case of the industry. services. The second stage of research is to understand whether organizational innovation can explain companies' market value from published patent indicators, cited patents, and R&D disbursements. With a sample of 1342 companies for the period 1986-2016, estimates were made for panel data models (fixed and random effects) and quantile regression for panel data. There was partial support in the evidence that innovation positively affects companies' market value. Although occurrences of the positive effect of innovation on market value were identified in both methods employed, this result differs from the indicator applied in the estimates and the methodology employed. Regardless of the empirical method, the variables total assets and gross revenues were able to explain the variations in market value of organizations in most models. However, the coefficients vary among the sample quantiles, a condition that suggests the importance of company size in this relationship. Finally, the third part of the research discusses whether resources allocated to innovation are essentially classified as investments under uncertainty or if there are market difficulties in understanding the expected return derived from this type of investment with publicly available information. That said, the object of the research is to assess whether organizations' ability to innovate may be able to explain abnormal returns to firms by composing risk factor models. Using R&D investment indicators and published patents from a global sample of companies for the period 1992 to 2018, the 3-factor, 4-factor and 5-risk models were applied. Partly the case is that increased investment in innovation contributes to better sales performance and, consequently, excess returns. The composition of several risk factors suggests that broadening these criteria may help the phenomenon and affect returns differently. Regarding the rolling regression method, the results show few scenarios in which the ability to innovate (individually or combined with another indicator) is an explanatory factor for financial performance.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências Empresariais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76614
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
EEG - Teses de Doutoramento

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