Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76617

TítuloSecond language teacher education: a proposal for a communicative language teaching in-service training course for unqualified secondary school English language teachers in Huambo — Angola
Outro(s) título(s)Formação de professores de Inglês como segunda língua: uma proposta de curso em serviço sobre o método comunicativo de ensino de língua direcionado aos professores de Inglês do ensino secundário do Huambo - Angola que não tenham formação em metodologia de ensino de Inglês
Autor(es)Malaka, Ndjimi Dumba Watembo
Orientador(es)Ermida, Isabel
Palavras-chaveCommunicative language teaching
English language teaching
Second language teacher education
Formação de professores de Inglês como segunda língua
Método comunicativo de ensino de língua
Metodologia de ensino de Inglês
Data7-Mar-2022
Resumo(s)The existence of a considerable number of unqualified English teachers in Huambo-Angola constituted the raison d‟être of the investigation. Considering the ubiquitous nature of the scientific problem, the study was set to establish a primary model of Second Language Teacher Education for untrained English teachers in Huambo and elsewhere. The enquiry comprised first a secondary research through literature review entailing pertinent theoretical issues underscoring Language Teacher Education focussed on Second Language Teacher Education (for example, teacher training, teacher development, knowledge base, training models and modes, among other aspects), and Communicative Language Teaching. The main emphasis was on the primary research, which was a district-wide qualitative action research aimed at answering our research question by testing two main hypotheses (H1. The in-service teacher training course of Communicative Language Teaching Methodology proposed in our investigation will equip the unqualified Secondary school English teachers in Huambo with basic teaching concepts and skills. Thus, their knowledge of English language teaching methodology will be upgraded, and their teaching practice quality will improve. H0. The in-service teacher training course of Communicative Language Teaching Methodology proposed in our investigation will not cause significant changes in the teaching quality of the unqualified Secondary school English teachers in Huambo). It comprised a questionnaire (used to determine the English Language Teaching knowledge level of the subjects prior to the intervention), a pre-test (assessment administered before learning had occurred intended to measure change overtime), an in-service English teacher training programme of Communicative Language Teaching (expected to change the participants‟ teaching praxis), a post-test (to measure the extent to which the trainees grasped what was imparted during the training course), and observation of lessons (aimed at providing further evidence of success or failure of the intervention). The results showed clear improvements made by the subjects as compared to their prior English Language Teaching knowledge. Therefore, it is recommended that Huambo‟s local educational authorities generalise the teacher training model proposed in the study through periodic compulsory training in English Language Teaching methodology.
A existência de um número elevado de professores de língua Inglesa sem formação para o efeito constituiu o ponto de partida para o presente estudo. Considerando a seriedade das consequências do problema que nos propusemos solucionar, o estudo visou estabelecer um modelo de formação de professores de Inglês como segunda língua no Huambo – Angola e onde mais for necessário. A investigação incluiu na primeira parte uma pesquisa secundária através da revisão da literatura compreendendo aspectos teóricos que fundamentam a formação de professores de Inglês como segunda língua (tais como treinamento de professores, desenvolvimento profissional dos professores, base de conhecimentos para o ensino de Inglês, modelos e modos de formação de professores, etc.) e o método Comunicativo de Ensino de Língua. O estudo teve maior enfoque na pesquisa primária que foi do tipo pesquisa de acção e visou testar as duas hipóteses principais da investigação (H1 a formação em serviço sobre o método Comunicativo de Ensino de Língua proposto no estudo proverá os professores de Inglês não qualificados do Ensino Secundário do Huambo com conceitos e habilidades básicas de ensino de Inglês e a qualidade da sua prática melhorará. H0 é essencialmente o oposto da H1). O estudo primário foi realizado através de um questionário, um pre-teste, um curso de metodologia de ensino de Inglês, um pós-teste, e observação de aulas. Os resultados mostraram melhorias no conhecimento metodológico dos participantes. Portanto, recomenda-se as autoridades educacionais da província do Huambo a generalização do modelo de formação proposto no estudo através de treinamento periódico obrigatório de docentes não qualificados.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Linguagem (especialidade em Linguística Inglesa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76617
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
ELACH - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ndjimi Dumba Watembo Malaka.pdfTese de doutoramento17,7 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID