Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76654

TítuloA verdade dos outros: questões de responsabilidade enunciativa
Autor(es)Marques, Aldina
Editor(es)Curcino, Luzmara
Sargentini, Vanice
Piovezani, Carlos
Palavras-chaveDiscurso jornalístico
Discurso relatado
Verdade
Responsabilidade enunciativa
Data1-Jul-2021
EditoraParábola
CitaçãoMarques, M. A. (2021). A verdade dos outros. Questões de responsabilidade enunciativa. In Luzmara Curcino, Vanice Sargentini, Carlos Piovezani (eds), Discurso e (pós)verdade (pp. 135-153). Editora: Parábola Editorial.
Resumo(s)No quadro sócio-histórico e político atual, considerar a problemática da verdade convoca de imediato a questão da pós-verdade. Esta tem sido, essencialmente, uma questão filosófica, ditada pelo questionamento sobre a verdade, a sua natureza. A própria ciência participa desse debate, enquanto procura a verdade do mundo, seja a partir de que área for, para encontrar a verdade possível. Nesse sentido, a verdade é conhecimento. Retoma-se aqui a relação entre verdade e conhecimento para tratar especificamente da relação entre discurso e verdade. Por contraponto, coloca-se também a questão da pós-verdade. A esse propósito, percorre-se alguns tópicos sobre a origem da designação, o enquadramento da noção de pós-verdade e as definições que circulam sobre ela, para daí derivar para questões de construção discursiva da verdade do locutor e da verdade dos outros, no uso dos diferentes modos de discurso relatado no discurso jornalístico. A partir de um evento que gerou alguma polêmica nos media portugueses, o caso Ricardo Robles, analisa-se as estratégias do locutor para se posicionar face às vozes que convoca para o seu discurso, com consequências ao nível da responsabilidade enunciativa. Estabelece-se, assim, uma relação entre responsabilidade e juízo de verdade que subjaz a todos os discursos. Fomentar o conhecimento, em geral, e a competência discursiva, em especial, são condições para o desenvolvimento de uma atitude crítica. Saber ler um texto e encontrar aí a verdade proposta pelo locutor, no caso vertente num texto jornalístico, implica não só atender ao que se diz, mas também ao modo como se diz, ao modo como o locutor representa a sua verdade em inter-relação com a verdade dos outros.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76654
ISBN978-65-88519-34-9
e-ISBN978-65-88519-33-2
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A verdade dos outros.pdf
Acesso restrito!
2,17 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID