Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76663

TítuloDesign de soluções de vestuário infantil com carácter lúdico - pedagógico
Autor(es)Machado, Tatiana Micaela Couto
Orientador(es)Cunha, Joana
Palavras-chaveDesign de vestuário
Têxteis interativos
Crianças
Educação
Lúdico
Clothing design
Interactive textiles
Children
Education
Playful
Data2021
Resumo(s)A presente investigação apoia-se na inclusão do ato de brincar no processo de ensinoaprendizagem, uma vez que essa atividade permite às crianças uma maior progressão da capacidade reflexiva e mais harmoniosa, por isso pretende-se o desenvolvimento de um produto de caráter lúdico/pedagógico para eventual aplicabilidade tanto no espaço da sala de aula como fora do mesmo. A relação entre o ato de brincar e a aprendizagem da criança permitiu o desenvolvimento de vínculos entre a área do design e da psicologia A mente do ser humano encontra-se sempre em desenvolvimento e o fator da idade não lhe é indissociável, o que torna essencial a definição do públicoalvo neste trabalho por faixa etária, reinventando-se assim, uma peça de vestuário para crianças dos 3 aos 6 anos. Como será desenvolvida apenas uma peça, focar-se-á nos 5 anos de idade, como forma de estabelecer a média entre o intervalo de idades citado. Este estudo assume um sentido estético primordial para o progresso do trabalho, mas as funções lúdicas e educacionais foram determinantes. Uma peça de vestuário, sweat, pensada na sua globalidade para se adequar à criança, tem como propósito auxiliar o desenvolvimento dos mais novos tornando-se a peça de vestuário um elemento integrante no jogo e/ou brincadeira, desta forma, as crianças podem brincar e aprender individualmente ou em grupo. A investigação teve de englobar, necessariamente, a área da psicologia, recorrendo-se à fundamentação de Piaget (1976), que enfoca na psicologia da criança, e ao Vygotsky (1936;1977; 2007) que se centraliza na psicologia do brincar. Posteriormente, foi desenvolvida uma linha de pensamento entre as crianças e o que as cativa, isto é, as cores e os brinquedos que estão presentes diariamente na infância. Desta forma, estudando-se os têxteis interativos e a análise de soluções existentes, chegou-se à proposta de uma peça de vestuário, que teve em conta a antropometria e ergonomia da criança e o desenvolvimento de vestuário infantil. A abordagem empírica através do estudo em campo, das entrevistas e dos questionários, possibilitou dados ainda mais concretos e um acréscimo de conhecimento com entidades especializadas nos assuntos a serem abordados. O último momento da investigação consolida o processo desenvolvido ao longo deste estudo, isto é, a criação de um protótipo que sempre teve em vista os objetivos iniciais e a exploração do mesmo com crianças para o qual foi desenvolvido. Através desta investigação, tenciona-se testemunhar e precisar a importância do brincar na aprendizagem das crianças, originando-se uma partilha de conhecimentos entre o Design e a Psicologia, de modo a materializar-se numa nova aproximação ao vestuário lúdico/pedagógico.
The present investigation is based on the inclusion of the act of playing in the teaching-learning process, since this activity allows children a greater progression of reflective and more harmonious capacity therefore the aim is to develop a playful/pedagogical product for possible applicability both in the classroom and outside it. The relationship between the act of playing and the child's learning development of links between the areas of design and psychology. The human being's mind is always in development and the age factor isn’t inseparable, which makes it essential to define the target audience in this work by age group, thus reinventing itself, a garment for children from 3 to 6 years old. As only one piece will be developed, it will focus on 5 years of age, as a way to establish an average between that age group. This study assumes a primordial aesthetic sense for the progress of the work, but the playful and educational functions were decisive. A piece of clothing, sweatshirt, designed in its entirety to suit the child, is intended for the development of the youngest, making clothing an integral element of the game and/or play, in this way, children can play and learn individually or in groups. The investigation should necessarily cover the area of psychology, using the foundations of Piaget (1976), which focuses on child psychology, and Vygotsky (1936;1977;2007), which focuses on the psychology of play. Later, a line of thought was developed between children and what captivates them, that is, as centers and toys that are present daily in childhood. Thus, studying interactive textiles and analyzing existing solutions, a clothing proposal emerged, which took into account children's anthropometry and ergonomics and the development of children's clothing. The empirical approach, through field study, information and questionnaires, enabled even more concrete data and an increase in knowledge with entities specialized in the themes to be considered. The moment of investigation was consolidated in the process developed throughout this study, that is, the creation of a prototype that always had the initial objectives in mind and their exploration with the children for whom it was developed. Through this investigation, it is intended to witness and clarify the importance of playing in children's learning, giving rise to a sharing of knowledge between Design and Psychology, in order to materialize in a new approach to playful/pedagogical clothing.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Designe e Marketing de Produto Têxtil
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76663
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE_TATIANA+MICAELA+COUTO+MACHADO.pdf4,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID