Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76727

TítuloDa possibilidade da diplomacia na educação, formação e no ser professor: uma projeção para 2050
Outro(s) título(s)The possibility of diplomacy in education, formation and on being a teacher: a projection for 2050
Autor(es)Cunha, António Camilo
Palavras-chaveFormação de professores
Filosofia da educação
Linguagem
Education
Teacher education
Philosophy of education
Data15-Mar-2022
EditoraUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
RevistaEducação em Foco
CitaçãoCunha, A. C. (2022). Da possibilidade da diplomacia na educação, formação e no ser professor – Uma projeção para 2050. Educação Em Foco, 27(1), 27014. https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36094
Resumo(s)O texto é um ensaio que procura olhar para a formação de professores e para o ser professor. Através de uma reflexão interpretativa, tenta “projetar” essa realidade tendo, como metodologia de análise, uma hermenêutica de perguntas e respostas, de construção e desconstrução, de continuidades e descontinuidades – saindo, portanto, dos cânones de uma metodologia científica de investigação e reflexão. Assim, o ensaio parte de nove pilares e três perguntas iniciais que tentam esclarecer os caminhos educativos, fazendo depois o elogio à diplomacia e ao professor diplomata. Das várias palavras-chave que configuram a diplomacia, o ensaio enfatiza a linguagem, a experiência, a interpretação e o cuidado, como caminhos a serem “percorridos” pelo professor diplomata, sem esquecer a sua formação e profissionalidade – para ser um Bom professor. Consideramos (projetamos) 2050, pois é uma data simbólica (metade do Sec. XXI), e talvez nessa metade, pelo que vamos observando no mundo - conflitos, disputas, mudanças – a humanidade e a educação necessitem de um professor diplomata como um dos esteios de segurança e retorno ao sentido humano.
The text is an essay that tries to look at teacher training and being a teacher. To this end, through an interpretive reflection, it tries to “project” this reality using as analysis methodology a hermeneutic of questions and answers, of construction and deconstruction, of continuities and discontinuities. This fact comes out of the canons of a scientific methodology of investigation and reflection. Thus, the essay starts from nine pillars and three initial questions that try to clarify the educational paths, later praising diplomacy and the diplomat professor. Of the various keywords that make up diplomacy, the essay emphasizes language, experience, interpretation, and care, as paths to be taken by the diplomat professor, without forgetting your training and professionalism – to be a good teacher. We consider (we project) 2050, as it is a symbolic date (mid-Sec. XXI), and perhaps in this half, from what we are observing in the world - conflicts, disputes, changes -humanity and education need a diplomat teacher as one of the pillars of security and return to the human sense.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76727
ISSN0104-3293
e-ISSN2447-5246
Versão da editorahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36094
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)


Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID