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https://hdl.handle.net/1822/76748
Título: | The path to hybrid identities through Leila Aboulela’s Minaret and Monica Ali’s Brick Lane |
Outro(s) título(s): | O caminho para a indentidade híbrida através de Minaret de Leila Aboulela e de Brick Lane de Monica Ali |
Autor(es): | khatib, Amani El |
Orientador(es): | Pereira, Margarida Esteves |
Palavras-chave: | Belonging Hybrid identity Identity crisis Muslim women Transformation Crise de identidade Identidade híbrida Mulheres muçulmanas Pertença Transformação |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | This dissertation investigates questions of identity within postcolonial studies as depicted in
two literary writings, one by Leila Aboulela, Minaret (2005) and another by Monica Ali, Brick Lane
(2003). I analyse both works by showing how the protagonists Najwa and Nazneen, respectively, goes
through an identity crisis in the beginning and eventually construct a kind of ‘becoming’ identity
position. I emphasise how each character go through transformations, in which their different
experiences between time and space continuously shape their identities rather than gaining a fixed or
essentialist notion of identity. I particularly show how Najwa and Nazneen, respectively, faced three
main stages until reaching in the end a hybrid identity. To this purpose, I frame this analysis within
several identity and postcolonial theories, such as Stuart Hall’s, Homi Bhabha’s postcolonial theory of
hybridity, and Edward Said’s Orientalism theory, among others. Esta dissertação investiga questões de identidade no âmbito dos estudos pós-coloniais, tal como retratado em dois textos literários, um de Leila Aboulela, Minaret (2005) e outro de Monica Ali, Brick Lane (2003). Analiso ambas as obras mostrando como as protagonistas Najwa e Nazneen, respectivamente, passam por uma crise de identidade no início e eventualmente constroem uma espécie de posição de identidade em processo. Sublinho como cada personagem passa por transformações, em que as suas diferentes experiências entre o tempo e o espaço moldam continuamente as suas identidades em vez de ganharem uma noção fixa ou essencialista de identidade. Mostro particularmente como Najwa e Nazneen, respectivamente, enfrentaram três fases principais até atingirem no final uma identidade híbrida. Para este fim, enquadro esta análise em várias teorias identitárias e pós-coloniais, tais como a de Stuart Hall, a teoria do hibridismo pós-colonial de Homi Bhabha e a teoria do orientalismo de Edward Said, entre outras. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesa |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76748 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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