Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/76752
Título: | Crianças e educação literária no séc. XXI: estudo de caso no 3º ano do ensino fundamental |
Outro(s) título(s): | Children and literary education in the 19th century XXI: case study in the 3rd year of elementary school |
Autor(es): | Perin, Rosemary Rufina dos Santos |
Orientador(es): | Azevedo, Fernando Santos, Jocenildes Zacarias |
Palavras-chave: | Educação literária Mediação literária Metodologias ativas Protagonismo infanto-juvenil Literary education Literary mediation Active methodologies Children's protagonism |
Data: | 28-Mar-2022 |
Resumo(s): | Esta tese de doutoramento teve como objetivo verificar como a educação literária é promovida
junto de alunos do 3º. ano do ensino fundamental de duas escolas municipais da cidade de Salvador,
Bahia, Brasil. Para o efeito, utilizou-se o método da pesquisa qualitativa, o estudo de caso e a
investigação-ação e, como técnicas de recolha de dados, o inquérito, o grupo focal, a caixa literária e a
análise de conteúdo.
Os dados recolhidos na pesquisa permitiram identificar um conjunto de lacunas no modo como
a educação literária é implementada, a saber, o não protagonismo infanto-juvenil, a falta de uso de
novas metodologias, a escassa formação docente para promoção específica de ações, o baixo índice de
acesso à leitura literária por parte dos docentes e das crianças.
A tese de doutoramento propõe ações, de âmbito alargado, não restritas ao espaço da sala de
aula, que visam a superação dessas lacunas, de entre as quais, se destacam a promoção do
protagonismo infanto-juvenil, o uso de metodologias ativas ou a capacitação de professores para a
mediação e incremento da educação literária, incluindo a atualização do acervo literário e o acesso das
crianças às bibliotecas. This doctoral thesis aimed to verify how literary education is promoted with students in the 3rd year group of elementary school in two public schools in the city of Salvador, Bahia, Brazil. For this purpose, the qualitative research method, the case study and the action-research were used and, as data collection techniques, the inquiry, the focus group, the literary box and the content analysis. The data collected in the research allowed to identify a set of gaps in the way literary education is implemented, namely, the non-prominence of children and teenagers, the lack of use of new methodologies, the lack of teacher training for specific promotion of actions, the low index of access to literary reading by teachers and children. The doctoral thesis proposes actions, with a broad scope, not restricted to the classroom space, aimed at overcoming these gaps, among which, the promotion of children's protagonism, the use of active methodologies or training stand out of teachers to mediate and increase literary education, not forgetting the updating of the literary collection and children's access to libraries. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade em Infância, Cultura e Sociedade) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76752 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rosemary Rufina dos Santos Perin.pdf | Tese de Doutoramento | 2,89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons