Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76795

TítuloA gestão da qualidade no ensino superior em Portugal
Outro(s) título(s)Quality management in higher rducation in portugal
Autor(es)Sá, Paula Maria Oliveira e Silva
Orientador(es)Sampaio, Paulo
Rosa, Maria João Machado Pires da
Palavras-chaveEnsino superior
Gestão da qualidade
Modelo de Excelência da EFQM
Norma ISO 9001
Sistemas internos de garantia da qualidade
Higher education
Quality management
EFQM Excellence Model
ISO 9001 Standard
Internal quality assurance systems
Data10-Jul-2020
Resumo(s)Ao longo das últimas décadas são vários os fatores, quer de ordem interna quer externa, que têm conduzido a alterações na forma como as instituições de ensino superior (IES) Portuguesas observam e abordam a qualidade e a sua gestão. Em Portugal, a garantia da qualidade no ensino superior encontra-se sob a responsabilidade da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) que, desde 2007, tem desenvolvido as suas atividades centradas na avaliação e acreditação de ciclos de estudos e de instituições. A par destas atividades, a A3ES tem conduzido e incentivado as IES ao desenvolvimento e implementação de sistemas internos de garantia da qualidade (SIGQ). Sistemas que, de forma voluntária, podem ser submetidos a um processo de auditoria e posterior certificação, com base num conjunto de orientações definidas por este organismo, designadas de referenciais. Os referenciais propostos pela Agência apresentam uma relação clara com os requisitos da Norma ISO 9001 e com os critérios do Modelo de Excelência da EFQM. Partilham princípios, promovem a melhoria contínua da qualidade e, de uma forma geral, visam melhorar o desempenho da instituição pela integração da qualidade na sua cultura organizacional. Atendendo a estes pressupostos, o objetivo principal deste trabalho passa por caracterizar, nas IES Portuguesas, a gestão da qualidade e a implementação dos SIGQ, percebendo de que forma a Norma ISO 9001 e o Modelo de Excelência da EFQM podem contribuir para a sua melhoria e integração na cultura organizacional destas instituições. Para este estudo foi desenvolvido um modelo conceptual, suportado num conjunto de variáveis e hipóteses de relação entre as mesmas, que a literatura mostrou serem relevantes e que se adequam aos objetivos da investigação. Recorrendo-se a uma metodologia de investigação mista, a recolha de dados decorreu em duas fases distintas, sendo a primeira de cariz quantitativo e a segunda qualitativa. A abordagem quantitativa envolveu a aplicação de um questionário aos responsáveis pela qualidade nas IES Portuguesas e permitiu, após tratamento estatístico dos dados, uma caracterização geral da gestão da qualidade no ensino superior Português, bem como testar empiricamente a relação de influência entre as variáveis definidas em cada hipótese do modelo conceptual. A fase qualitativa concretizou-se pela realização de entrevistas a responsáveis pela qualidade de seis instituições, representativas das IES Portuguesas quanto à orientação e estado de implementação do seu SIGQ. As entrevistas seguiram uma estrutura semelhante à do questionário de forma a ser possível validar e complementar as conclusões obtidas a partir do tratamento e análise dos dados quantitativos. Os resultados obtidos permitem concluir que a qualidade é, para as IES Portuguesas, uma preocupação crescente, impulsionada essencialmente por fatores externos, onde a A3ES assume especial relevância. Não obstante ter sido possível identificar a existência de várias práticas internas de gestão da qualidade relacionadas com a Norma ISO 9001 e com o Modelo de Excelência da EFQM, verificou-se que a resposta das instituições à implementação de SIGQ e das suas práticas tem sido muito alinhada com os referenciais propostos pela Agência. No entanto, não foi possível concluir que tais práticas exercem influência na integração da qualidade na cultura organizacional das IES, abrangendo estrategicamente todos os processos organizacionais e atuando, assim, como verdadeiras ferramentas de apoio aos processos de decisão. De uma forma geral, é reconhecido que a Norma ISO 9001 e o Modelo de Excelência da EFQM são abordagens que podem auxiliar as instituições na consolidação e articulação das suas práticas internas de gestão da qualidade. De facto, foi possível validar empiricamente a hipótese de que uma implementação mais efetiva de práticas de gestão da qualidade alinhadas com a Norma ISO 9001 e o Modelo de Excelência da EFQM contribui para a existência nas IES de práticas internas de gestão da qualidade relevantes para a implementação dos SIGQ. Enquanto modelos que propiciam o desenvolvimento da qualidade de forma abrangente e holística, a Norma ISO 9001 e o Modelo de Excelência da EFQM podem apoiar as instituições no desenvolvimento de SIGQ também eles mais abrangentes, envolvendo todos os processos e níveis organizacionais.
Over the last few decades, there are several factors, both internal and external, that have led to changes in the way Portuguese higher education institutions (HEIs) monitor and approach quality and its management. In Portugal, quality assurance in higher education is under the responsibility of the Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) which, since 2007, has been developing its activities focused on the evaluation and accreditation of degree courses and institutions. Alongside these activities, A3ES has been conducting and encouraging HEIs in the development and implementation of internal quality assurance systems (IQAS). Systems which, on a voluntary basis, may be subject to an audit and subsequent certification process, based on a set of guidelines or standards defined by this body. The standards proposed by the Agency demonstrate a clear relationship with the requirements of the ISO 9001 Standard and with the criteria of the EFQM Excellence Model. They share principles, promote continuous quality improvement and generally aim to improve the institution's performance by integrating quality into its organizational culture. Given these assumptions, the main objective of this work is to characterize quality management and implementation of IQAS in Portuguese HEIs, aiming to understand how the ISO 9001 Standard and EFQM Excellence Model can contribute to its improvement and subsequent integration into the organizational culture of these institutions. For this study a conceptual model was developed, supported by a set of variables and hypotheses regarding the relationship between them, which the literature has shown to be relevant and that fit the research objectives. Using a mixed research methodology, data collection took place in two distinct phases, the first being quantitative and the second qualitative. The quantitative approach involved the application of a questionnaire to those responsible for quality in Portuguese HEIs and allowed, after statistical treatment of the data, a general characterization of quality management in Portuguese higher education, as well as empirically testing the influence of the relationship between the variables defined in each hypothesis of the conceptual model. The qualitative phase consisted of interviews with those responsible for the quality of six institutions, representative of the Portuguese HEIs regarding the orientation and state of implementation of their IQAS. The interviews followed a similar structure to the questionnaire in order to validate and complement the conclusions obtained from the treatment and analysis of quantitative data. The results allow us to conclude that quality is a growing concern for Portuguese HEIs, driven mainly by external factors, where A3ES assumes special relevance. Although it was possible to identify the existence of various internal quality management practices related to the ISO 9001 Standard and EFQM Excellence Model, it was found that the institutions' response to the implementation of IQAS and its practices has been very aligned with the standards proposed by the Agency. However, it was not possible to conclude that such practices influence the integration of quality in the organizational culture of HEIs, strategically covering all organizational processes and thus acting as true decision support tools. In general, it is recognized that the ISO 9001 Standard and the EFQM Excellence Model are approaches that can assist institutions in consolidating and articulating their internal quality management practices. In fact, it was possible to empirically validate the hypothesis that a more effective implementation of quality management practices aligned with the ISO 9001 Standard and with the EFQM Excellence Model contributes to the existence of internal quality management practices in HEIs that are relevant to the implementation of their IQAS. As models that enable quality development in a more holistic and embracing way, the ISO 9001 Standard and the EFQM Model of Excellence can support institutions in the development of their IQAS involving all processes and organizational levels.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento (Programa Doutoral em Engenharia Industrial e de Sistemas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76795
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DPS - Teses de Doutoramento

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Paula Maria Oliveira e Silva Sa.pdfTese de Doutoramento2,08 MBAdobe PDFVer/Abrir

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