Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76832

TítuloEducação ambiental para a sustentabilidade do bioma caatinga: uma investigação-ação com alunos do ensino médio
Outro(s) título(s)Environmental education for the sustainability of the caatinga biome: an action research with high school students
Autor(es)Costa, Ana Mônica de Britto
Orientador(es)Vilaça, Teresa
Silva, Ana Francisca de Araújo Rodrigues de Azevedo e
Palavras-chavealunos do ensino médio
bioma caatinga
competência para acção
educação ambiental para a sustentabilidade
geotecnologias
metodologia IVAM
action competence
caatinga biome
environmental education for sustainability
geotechnologies
high school students
IVAC methodology
Data31-Jan-2020
Resumo(s)O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Ipanguaçu, localiza-se dentro da área do bioma caatinga que se encontra bastante alterado. Assim, desenvolveu-se um estudo para analisar quais são os efeitos de uma formação em educação ambiental (EA) baseada na metodologia IVAM (investigação, visão, ação e mudança) com o uso de geotecnologias, na competência para a ação ambiental e conhecimento sobre geotecnologias de alunos do ensino médio. Nesse sentido, desenvolveu-se uma investigação-ação participativa que envolveu três turmas do 2º ano de Ensino Médio com 93 alunos (15-16 anos) do IFRN de Ipanguaçu/RN. Uma turma foi escolhida para a formação em EA (n=36) e as outras duas foram envolvidas indiretamente no projeto pelos colegas, através da educação pelos pares. Os dados foram recolhidos com todos os alunos envolvidos na formação em EA, direta e indiretamente, mediante um questionário inicial e final. Na turma, onde foi realizada a formação, utilizou-se uma entrevista de grupo focal inicial e final, observação participante com a elaboração de diários de bordo e análise documental. Os resultados mostraram que todos os grupos de alunos que participaram na formação em EA trabalharam as quatro dimensões do conhecimento orientado para a ação, desenvolveram visões; realizaram ações em parceria com especialistas que envolveram a comunidade escolar; evoluíram no processo investigativo e no uso das geotecnologias, e foram capazes de elaborar um mapa social para representar os problemas ambientais identificados. As ações comprometeram-nos no processo de aprendizagem, aumentaram a sua participação e levaram-nos a mudar, intencionalmente, em seus comportamentos, atitudes e valores relacionados com o meio ambiente e ao bioma caatinga. Verificou-se, que as ações coletivas e indiretas visando as mudanças em relação ao ambiente, capacitou-os para assumirem o papel de agentes catalisadores da promoção da sustentabilidade ambiental na escola e na comunidade. Apesar das limitações deste estudo, os resultados desta investigação têm implicações quer a nível das metodologias de ensino da geografia e da EA para a sustentabilidade quer a nível da formação de professores nestas áreas, que deverão incorporar a reflexão crítica sobre a incorporação nas práticas do uso da metodologia IVAM e das geotecnologias para a promoção da ação ambiental.
The Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Ipanguaçu is located within the area of the Caatinga biome which is greatly altered. Therefore, a study to analyze what are the effects of an environmental education (EE) course based on the IVAC methodology (investigation, vision, action and change) with the use of geotechnologies in high school students’ environmental action competence and knowledge about geotechnologies, was developed. In this sense, a participatory action research that involved three classes of the 2nd grade of the high school with 93 students (15-16 years) from the IFRN of Ipanguaçu / RN, was developed. One class was chosen for EE Course (n = 36) and the other two were indirectly involved in the project by peers through peer education. Data were collected from all students directly and indirectly involved in the Course, through an initial and final questionnaire. In the class where the Course took place, an initial and final focus group interview, participant observation with the elaboration of logbooks and document analysis, were also used. The results showed that all groups of students who participated in the EE Course worked on the four dimensions of action-oriented knowledge, developed visions, carried out actions in partnership with specialists that involved the school community, evolved in the investigative process and in the use of geotechnologies, and were able to draw up a social map to represent the identified environmental problems. The actions compromised them in the learning process, increased their participation and led them to intentionally change their behaviors, attitudes and values related to the environment and the Caatinga biome. It was found that collective and indirect environmental actions, enabled them to assume the role of catalysts of environmental sustainability promotion at school and community. Despite the limitations of this study, the results of this research have implications for both geography and EE for sustainability teaching methodologies and for teacher education in these areas, which should incorporate critical reflection on the incorporation into the practice of the use of the IVAC methodology and the geotechnologies for the promotion of environmental action.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Educação Ambiental e para a Sustentabilidade)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76832
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
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Ana Monica de Britto Costa.pdfTese de Doutoramento11,44 MBAdobe PDFVer/Abrir

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