Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/76849
Título: | Realização de estudos de mercado na China: caso de uma empresa agroalimentar |
Outro(s) título(s): | Conducting market studies in China: case of an agrofood company 以一家农产品公司为案例的中国市场调研 |
Autor(es): | Leal, Luís Filipe Machado |
Orientador(es): | Vieira, Pedro A. Lam, Sun |
Palavras-chave: | Agroalimentar Análise de mercado China Consumo Agribusiness Consume Market analyses 中国 农业食品 消费 市场分析 |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | Com este relatório de estágio pretende-se responder à questão prática de quais os passos a
tomar num estudo de mercado, em concreto o mercado chinês, para uma posterior abordagem.
Para que tal pudesse ser respondido, começou-se por analisar as noções e conhecimentos
teóricos necessários para se elaborar esta tarefa através de uma explicação de conceitos como análise
PESTEL ou análise SWOT. Foram também abordados fatores diferenciais, isto é, fatores que poderiam
ser um contratempo para uma empresa que prepara uma entrada num novo mercado, tais como
diferenças culturais dentro e fora do ambiente de negócios.
Numa segunda parte, são apresentados os objetivos do estágio acordados com a entidade
acolhedora, bem como as formas através das quais estes podiam ajudar a complementar o que havia
sido aprendido até então. Dado o ambiente pandémico que vivemos, durante o ano de 2020, era
impossível não mencionar também as alterações e/ou adaptações que foram feitas relativamente ao
estágio e aos projetos que iriam afetar este trabalho.
Por último elaborou-se a análise do mercado chinês, analisando-se todo o ambiente
macroeconómico do país bem como o setor agroalimentar, em particular. Como pode ser visto neste
terceiro capítulo, foi realizada uma análise do consumidor e da concorrência, sendo aqui utilizados os
conceitos apresentados no primeiro capítulo.
Conclui-se o trabalho com uma reflexão do estágio em geral e das suas dificuldades, focando
um pouco mais nos efeitos da pandemia no mercado chinês e na confiança dos investidores
internacionais neste mercado que não foi tão afetada pela pandemia como se poderia prever. Este
facto pode estar associado à capacidade de resposta da China que beneficiou de experiências com
eventos semelhantes que ocorreram no passado (SARS em 2003). Existe assim um otimismo em
relação a este mercado, mas é reconhecido que será uma longa jornada para alcançar os valores de
crescimento anteriores. This internship report aims to answer the practical question of what steps to take in a market study, specifically the Chinese market, for a subsequent approach. So that this could be answered, we began by analyzing the notions and theoretical knowledge necessary to carry out this task through an explanation of concepts such as PESTEL analysis or SWOT analysis. Differential factors were also addressed, i.e., factors that could be a setback for a company preparing an entry into a new market, such as cultural differences within and outside the business environment. In a second part, the objectives of the internship were presented to the host entity, as well as the ways in which these could help to complement what had been learned so far were also discussed. Given the pandemic environment we experienced, during 2020, it was impossible not to also mention the changes and/or adaptations that were made regarding the internship and the projects that would affect this work. Finally, the analysis of the Chinese market was elaborated, analyzing the whole macroeconomic environment of the country as well as the agri-food sector, in particular. As can be seen in this third chapter, an analysis of the consumer and the competition was carried out, using the concepts presented in the first chapter. The work concludes with a reflection of the internship in general and its difficulties, focusing a little more on the effects of the pandemic on the Chinese market and the confidence of international investors in this market that was not as affected by the pandemic as could have been predicted. This fact may be associated with China's response capacity that benefited from experiences with similar events that occurred in the past (SARS in 2003). There is thus optimism in relation to this market, but it is recognized that it will be a long journey to reach previous growth figures. 本篇实习报告所探讨的主题是如何进行对中国市场的研究,以及应该采取哪些步骤来 进行后续的跟进。 为了回答这个问题,首先要分析执行这项任务所需的理论知识,例如佩斯特尔分析法 或SWOT 分析等概念。同时还涉及到可能成为企业进入新市场的障碍的差异性因素,如 商业环境内外的文化差异。值得注意的是,专业领域和本国市场这两者之间也有相关 的联系 。 实习的第二部分介绍了实习的公司和实习的目标,以及如何帮助补充在此之前所学到 的知识。 同时还对2020 年期间疫情流行给本次实习计划造成的影响以及如何根据这 一情况加以应对进行了说明。 最后,对中国市场进行了分析,介绍了中国的宏观经济环境,特别是对农业企业的情 况进行了分析。在这一部分, 作者利用了第一章提出的概念,反思了消费者和竞争的 状况。 在报告的结语部分,对实习的总体情况和困难进行了反思,更多的是关注大流行病对 中国市场的影响,以及国际投资者对这个市场的信心,并特别提到这个市场没有像预 想的那样受到大流行病的影响。这一事实可能与中国的应对能力有关,因为它受益于 过去发生过的类似事件(2003 年的非典SARS)的经验。因此,人们对这个市场持乐观 态度,但同时认识到,要达到以前的增长数字将是一个漫长的过程。 |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76849 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Luís+Filipe+Machado+Leal.pdf | 4,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons