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TítuloThe impact of social interaction, entertainment, and atmospherics on emotions and shopping outcomes: evidence from shopping malls
Outro(s) título(s)O impacto da interação social, do entretenimento e da atmosfera nas emoções e nas compras: evidência dos centros comerciais
Autor(es)Elmashhara, Maher
Orientador(es)Soares, Ana Maria
Palavras-chaveAtmospherics
Consumer behavior
Desire to stay
Emotional states
Entertainment
Retailing
Shopper satisfaction
Shopping Malls
Social interaction
Atmosfera
Centros comerciais
Comportamento do consumidor
Desejo de permanecer
Entretenimento
Estados emocionais
Interação social
Retalho
Satisfação
Data8-Jan-2020
Resumo(s)Understanding consumer behavior may help retailers enhance their customers' shopping experience. In the context of shopping malls, the current thesis seeks to enrich this understanding by investigating the effects of social interaction with salespeople, entertainment and surrounding atmospherics' general interior variables on consumer behavior, namely, shopper satisfaction and the desire to stay at the shopping mall. In addition, the thesis takes into consideration the role of shoppers' emotional states as a mediator in the studied relationships. Three survey-based studies were conducted with a sample size of 318 mall shoppers in the first study and 484 mall shoppers in the second and third studies. Structural Equation Modeling (SEM) was performed to test the proposed model. The empirical assessment reveals several significant relationships between the studied social, recreational and environmental variables, on the one hand, and shopper behavior, on the other. Moreover, findings support the crucial role played by the shoppers' emotional states in mediating the relationship between the studied antecedents and outcomes. The contribution of this thesis to retailing and consumer behavior literature is fourfold. First, it focuses specifically on social attributes when investigating the relationship between social interaction with salespeople and shopper satisfaction. Second, the thesis provides a detailed and comprehensive classification of entertainment options into permanent entertainment, and temporary and event-based entertainment. Furthermore, it examines separately, for the first time, the effect of each type of entertainment on satisfaction and the desire to stay in the mall. Third, in order to have an overall assessment of the surrounding sensorial environment, it adapts and measures the influence of atmospherics general interior variables on shopping behavior outcomes. Fourth, the current thesis considers, for the first time, the mediating role played by the shoppers' emotional states when investigating several relations between the studied antecedents and behavioral responses. Finally, based on the findings, several managerial implications are suggested for retailers, mainly mall managers and developers. Furthermore, research limitations that may offer directions and opportunities for future research are presented.
Compreender o comportamento do consumidor pode contribuir para ajudar os retalhistas a melhorarem a experiência de compra dos seus clientes. Realizada no contexto dos centros comerciais, esta tese procura enriquecer esta compreensão, investigando os efeitos da interação social com os vendedores, do entretenimento e das variáveis interiores gerais do ambiente de loja no comportamento do consumidor, nomeadamente, na satisfação do consumidor e no desejo de permanecer no centro comercial. Além disso, a tese considera o papel dos estados emocionais dos compradores como mediadores nas relações estudadas. Desenvolvemos três estudos com base em questionários a uma amostra de 318 compradores de centros comerciais, no primeiro estudo e 484 no segundo e terceiro estudos. Usou-se a Modelagem de Equações Estruturais (SEM) para testar o modelo proposto. A avaliação empírica revela várias relações significativas entre as variáveis sociais, recreativas e ambientais estudadas, por um lado, e o comportamento de compradores, por outro. Além disso, os resultados suportam o papel crucial desempenhado pelos estados emocionais dos compradores na mediação da relação entre os antecedentes e consequências estudadas. Esta tese contribui para a literatura sobre retalho e comportamento do consumidor de várias formas. Em primeiro lugar, esta investigação foca-se especificamente nos atributos sociais ao investigar a relação entre interação social com vendedores e a satisfação do consumidor. Em segundo lugar, a tese propõe uma classificação detalhada e abrangente das opções de entretenimento em entretenimento permanente e entretenimento temporário e baseado em eventos. Além disso, examina separadamente, pela primeira vez, o efeito de cada tipo de entretenimento na satisfação e no desejo de permanecer no centro comercial. Em terceiro lugar, a fim de obter uma avaliação global do ambiente sensorial envolvente, adapta e mede a influência das variáveis gerais do ambiente de loja no comportamento de compra. Em quarto lugar, a tese atual considera, pela primeira vez, o papel mediador desempenhado pelos estados emocionais dos compradores ao investigar várias relações entre os antecedentes estudados e as respostas comportamentais. Finalmente, com base nos resultados, várias implicações de gestão são sugeridas para os retalhistas, principalmente gestores e promotores de centros comerciais. Adicionalmente, apresentam-se as limitações da pesquisa que podem oferecer direções e oportunidades para pesquisas futuras.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Administração
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76868
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
EEG - Teses de Doutoramento

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