Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/76878
Título: | Imagem como lugar reflexivo: conceção espacial no cinema de Andrei Tarkovsky |
Autor(es): | Silva, Daniel Faria da |
Orientador(es): | Rosmaninho, João |
Palavras-chave: | Cinema Espaço Imagem Representação Tempo Space Image Representation Time |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | Estudar sobre o cinema é também investigar sobre arquitetura. Seguindo este compromisso, esta dissertação
dedica-se a fazer uma análise sobre os lugares do espaço e do tempo no cinema tal como ele será pensado,
imaginado e realizado por Andrei Tarkovsky. Para tal, partir-se-á de alguns segmentos de cinco filmes
do cineasta (a saber: “Ivan’s Childhood” (1962), “Andrei Rublev” (1966), “Solaris” (1972), “Mirror” (1975)
e “Stalker” (1979)) como modo de aproximação à arquitetura presente na construção das suas imagens.
Se Tarkovsky admite um cinema tão próximo quanto possível do real, numa decomposição eventos,
sentimentos e espaços, este estudo procura uma via de acesso à arquitetura (mas também a outras artes)
através de um cinema apoiado numa certa conceção do espaço e do tempo. Se se pode dizer que nos filmes
de Tarkovsky tudo é arquitetónico, seja o confronto permanente entre a cinência e a religião, a cidade, e
demais atmosferas, também se poderá afirmar que tudo é temporal, seja a memória e o que fica suspenso,
o género ou os novos mundos. Partindo daqui, a dissertação organiza-se em duas partes: a primeira mais
aproximada às questões do espaço; e a segunda mais desaproximada das questões do tempo. As artes, por
outro lado, complementam o trabalho através de inserções que comunicam com o cinema de Tarkovsky,
fornecendo uma nova visão através de outras matérias e autores.
Por fim, poder-se-á afirmar que Tarkovsky transporta para os seus filmes um sentido espacial e
temporal (espiritual) que aparece na imagem através de metáforas visuais e sonoras, deixando a imaginação
do espetador decifrar o seu significado. Tarkovsky retira a utilidade aos espaços e cria uma metamorfose
arquitetónica, onde a chuva penetra pelo telhado, a água inunda o chão, a erosão corre a parede e os espaços
refletem sentimentos. Studying about cinema is also investigating architecture. Following this commitment, this dissertation is dedicated to analyzing the places of space and time in cinema as it will be thought, imagined and realized by Andrei Tarkovsky. To this end, it will start from some segments of the filmmaker’s five films (namely: “Ivan’s Childhood” (1962), “Andrei Rublev” (1966), “Solaris” (1972), “Mirror” (1975) and “Stalker” (1979)) as a way of approaching the architecture present in the construction of his images. If Tarkovsky admits a cinema as close as possible to reality, in a decomposition of events, feelings and spaces, this study seeks a way of accessing architecture (but also other arts) through a cinema supported by a certain conception of space and time. If it can be said that in Tarkovsky’s films everything is architectural, be it the permanent confrontation between science and religion, the city, and other atmospheres, it can also be said that everything is temporal, be it memory and what is suspended, the gender or the new worlds. Starting from here, the dissertation is organized in two parts: the first is closer to space issues; and the second closest to the questions of time. The arts, on the other hand, complete the work through inserts that communicate with Tarkovsky’s cinema and the theme in which they are inserted, providing a new vision through other subjects and authors. Finally, it can be said that Tarkovsky transports to his films a spatial and temporal (spiritual) meaning that appears in the image through visual and sound metaphors, letting the viewer’s imagination decipher its meaning. Tarkovsky removes the usefulness of spaces and creates an architectural metamorphosis, where rain penetrates through the roof, water floods the ground, erosion runs along the wall and spaces reflect feelings. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitetura (área de especialização em Cultura Arquitetónica) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76878 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_Daniel Faria da Silva.pdf | 20,32 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
TESE_Daniel Faria da Silva_ANEXOS.pdf | 49,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons