Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76886

TítuloA evolução do relato corporativo à luz do gerenciamento de impressões: o caso da Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras
Outro(s) título(s)The evolution of corporate reporting through an impression management perspective: the case of Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras
Autor(es)Almeida, Janaina Borges de
Orientador(es)Oliveira, Lídia Cristina Alves Morais de
Pereira, Ana Alexandra Ramos Caria
Palavras-chaveGerenciamento de Impressões
Imagens
Narrativas
Petrobras
Relato Corporativo
Impression Management
Images
Narratives
Corporate Reporting
Data24-Jan-2020
Resumo(s)O petróleo é uma fonte de energia primordial para o funcionamento de diversos setores da sociedade. A Petróleo Brasileiro S.A – Petrobras lidera a indústria de petróleo do Brasil, estando entre as 10 maiores empresas do setor de petróleo e gás do mundo. Esta empresa constitui o caso desta investigação, que tem como objetivo geral analisar a evolução do relato corporativo no Brasil, recorrendo a diferentes técnicas de gerenciamento de impressões. Esta tese adota a perspectiva metodológica qualitativa interpretativa, analisando-se os relatos corporativos obrigatórios e voluntários da empresa, do período de 1954-2017, mas com especial enfoque para o período da ditadura militar no Brasil. Reconhece-se, conforme a revisão de literatura utilizada, que as organizações possuem intenções subjacentes que as levam a usar o gerenciamento de impressões em seus relatos corporativos para persuadir seus stakeholders, logo as bases teóricas de Goffman (1980, 1985), Barthes (1990, 2004, 2012) e Genette (2010) são oportunas para as interpretações realizadas. Assim, esta investigação contribui para a literatura sobre gerenciamento de impressões ao mostrar seu uso em imagens e narrativas de relatos corporativos. A Petrobras sempre se preocupou com sua comunicação corporativa, tal como evidenciado pelo uso de vários canais de comunicação para divulgar informações voluntárias, como o relatório anual da Petrobras o boletim Petrobrás, revistas Petrobrás e Gente, Jornal da Petrobrás, os gibis Carla no Mundo Maravilhoso do Petróleo e Tonico e Petrolino, entre outros. A quantidade e variedade de relatos corporativos da empresa suscitam a ideia do seu uso para o gerenciamento de impressões. Os resultados evidenciam que a Petrobras desde a sua criação é um símbolo do desenvolvimento do País, cujas divulgações a projetam em ascensão mimeticamente com o País. Após o golpe militar de 1964 e durante o período de ditadura militar no Brasil, o relato corporativo da Petrobras serviu de palco para representações diversas, sendo um instrumento do próprio regime, exacerbando o nacionalismo, apesar da transparência da informação não ser uma característica do regime. Outras evidências dos documentos analisados mostram que as ações sobre o meio ambiente divulgadas tinham motivações subjacentes, entre elas o alinhamento com políticas governamentais, justificar o benefício fiscal obtido, e uma ação defensiva em resposta às críticas. A visibilidade da Petrobras sempre despertou a atenção dos stakeholders, oportunizando um ambiente propício ao gerenciamento de impressões de seus diversos públicos. Ciente disso, a empresa usou o gerenciamento de impressões para se projetar positivamente frente aos stakeholders.
Petroleum is a primary source of energy for keeping a number of segments in a society. Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras leads the Brazilian petroleum industry, and it is among the 10 largest oil and gas companies in the world. This company is the case of this research, which aims to analyze, through different impression management approaches, the evolution of corporate reporting in Brazil. This thesis adopts an interpretative qualitative methodological perspective, analyzing the mandatory and voluntary corporate reporting of the company from 1954-2017, with a special emphasis on the period of the military dictatorship in Brazil. According to the literature review, organizations have underlying intentions that lead them to use impression management techniques in their corporate reporting to persuade their stakeholders. The theoretical lens of Goffman (1980, 1985), Barthes (1990, 2004, 2012) and Genette (2010) are, therefore, suitable for the interpretations developed. As a result, this research contributes to the literature on impression management by showing its use in images and narratives of corporate reporting. Petrobras has always been concerned with its corporate communication, as evidenced through the use of a variety of communication channels to disclose voluntary information, such as the Petrobras annual report, Petrobras newsletter, Petrobras and Gente magazines, Petrobras Journal, Carla in the Wonderful World of Petroleum and Tonico and Petrolino cartoons, among others. The results show that Petrobras, since its foundation, is a symbol of the development of the country, whose disclosures project the company to rise mimetically with the country. After the military coup d'état of 1964 and during the period of military dictatorship in Brazil, corporate reporting of Petrobras was used as a stage for several representations, becoming an instrument of the regime, that intensified nationalism; despite the fact that information transparency was not a characteristic of the regime. The analysis also demonstrates that the environmental reporting had underlying motivations, including the alignment with the government policies, to justify the tax benefit obtained, and a defensive action in response to critics. The visibility of Petrobras has always attracted the attention of stakeholders, providing a proper environment favorable to the impression management of its numerous audiences. Conscious of this, the company used impression management to create a positive projection with the stakeholders.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Contabilidade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76886
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
EEG - Teses de Doutoramento

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