Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77067

TítuloModelo de gestão de projetos de eventos: uma abordagem ambientalmente sustentável para a entrega de um serviço de qualidade
Outro(s) título(s)Event project management model: an environmentally sustainable approach to deliver quality service
Autor(es)Campos, Andromeda Goretti de Menezes
Orientador(es)Lima, Rui M.
Souza, André Luiz Aquere de Cerqueira e
Palavras-chaveEngenharia Industrial
Gestão de Projetos
Produção de Serviços
Qualidade em Eventos
Eventos Sustentáveis
Industrial Engineering
Project Management
Service Production
Quality in Events
Sustainable Events
Data29-Out-2020
Resumo(s)O setor de Eventos tem evoluído desde os anos 90, motivado pelo desenvolvimento económico e pelo aumento dos gastos com o lazer. Esse crescimento se deve pelo resultado da crescente procura e de iniciativas estratégicas instigadas por governos, para melhorar o desenvolvimento económico regional. Assim, os governos e as organizações que realizam eventos são chamadas à responsabilidade de deixarem um legado para a sociedade e de gerarem o menor impacto negativo possível. Os eventos, então, emergem como uma área de negócio, e o estudo desta área poderá contribuir para a melhoria do seu desempenho. Esta investigação trata de um estudo realizado em dois municípios, distantes geograficamente, que têm em seu planeamento estratégico a busca pela sustentabilidade. O objetivo deste trabalho é a elaboração de um Modelo de Gestão de Projetos de Eventos locais, através da conjugação de práticas ambientalmente sustentáveis às áreas de conhecimento do PMBOK, bem como da avaliação da qualidade desses serviços. A partir de uma abordagem de investigação-ação, desenvolveram-se 3 ciclos de evolução progressiva de um modelo de gestão de projetos de eventos. Conclui-se que o trabalho apresentado traz como contribuições: 1. A definição de dimensões que colaboram para a caracterização de um evento como ambientalmente sustentável; 2. A proposta de inclusão da “Gestão da Sustentabilidade Ambiental” como uma nova Área de Conhecimento do PMBOK, a qual inclui os processos para incorporação das metas organizacionais com relação à gestão dos requisitos de sustentabilidade ambiental do projeto; e 3. A aferição da qualidade do evento a partir das expetativas e perceções do cliente, adaptando a Escala ServQual para um serviço do tipo evento, bem como com a inclusão da dimensão Sustentabilidade Ambiental ao ServQual. O Modelo proposto nesta investigação busca um foco no cliente, na equipa e no destino; além de estimular a importância da participação dos stakeholders e participantes nas questões de sustentabilidade do evento, criando senso de responsabilização e conscientização.
The Events sector has evolved since the 1990s, motivated by economic development and increased spending on leisure. This growth is due to the result of growing demand and strategic initiatives instigated by governments, to improve economic and regional development. Thus, governments and organizations that hold events are called to the responsibility of leaving a legacy for society and generating the least possible negative impact. The events, then, emerge as a business area, and the study of this area may contribute to the improvement of its performance. This investigation deals with a study carried out in two municipalities, geographically distant, that have in their strategic planning the search for sustainability. The objective of this work is the elaboration of a Local Events Project Management Model, through the combination of environmentally sustainable practices to the areas of knowledge of PMBOK, as well as the evaluation of the quality of these services. From an action-research approach, 3 cycles of progressive evolution of an event project management model were developed. It is concluded that the presented work brings as contributions: 1. The definition of dimensions that collaborate for the characterization of an event as environmentally sustainable; 2. The proposal to include “Environmental Sustainability Management” as a new PMBOK Knowledge Area, which includes the processes for incorporating organizational goals in relation to the management of the project's environmental sustainability requirements; and 3. Measuring the quality of the event based on the client's expectations and perceptions, adapting the ServQual Scale for an event-type service, as well as including the Environmental Sustainability dimension to ServQual. The model proposed in this investigation seeks to focus on the client, the team and the destination; in addition to stimulating the importance of the participation of stakeholders and participants in the event's sustainability issues, creating a sense of responsibility and awareness.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Engenharia Industrial e de Sistemas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77067
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DPS - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andromeda Goretti de Menezes Campos.pdfTese de Doutoramento9,86 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID