Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77089

TítuloOs grupos escolares de Manaus 1890 – 1910: a escola republicana de ensino primário
Outro(s) título(s)School groups in Manaus 1890-1910: the republican school of primary education
Autor(es)Carvalho, Guiomar de Lima
Orientador(es)Afonso, José António
Palavras-chaveEnsino Primário
Escola Republicana
Grupos Escolares
Manaus’ School Groups
Primary Education in Manaus
Republican School of Brazil
Data14-Dez-2020
Resumo(s)Esta tese objetiva trazer para o presente a história sobre os primeiros Grupos Escolares de Manaus e suas dinâmicas pedagógicas. Os Grupos Escolares em todo o território nacional habitavam o imaginário coletivo da sociedade brasileira, como também dos grupos de intelectuais ligados à educação escolar desde o Império. Para sustentar a pesquisa, construiu-se um quadro teórico-metodológico que legitimou a investigação realizada, na ancoragem dos aportes científicos da história cultural, na cientificidade da história da educação. A investigação segue e mostra a principais legislações sobre a instrução pública primária no Brasil no período do Império. Após, mostrou-se os principais traços da instrução primária no Brasil republicano, finalizando com a criação e instalação dos Grupos Escolares do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais como parte do Projeto republicano de escola graduada e portadora de racionalidade didático-pedagógica. O trabalho busca mostrar o Amazonas e Manaus no período entre os anos de 1890-1910, evidenciando sua trajetória política, econômica, social, chegando ao final do século XIX com uma das Províncias mais prósperas economicamente do Brasil; também evidencia as ações governativas para efetivar o ensino primário em todo o seu território. Finaliza-se o estudo com a história da criação e funcionamento dos primeiros Grupos Escolares de Manaus 1890 – 1910 : a Escola republicana de Ensino Primário , escola partícipe do processo de remodelação arquitetônica vivida pela cidade , no período de riqueza e prosperidade financiada pela produção e exportação da borracha.
This thesis aims to show the story about the first Manaus Academic Groups and their pedagogical dynamics. The Academic Groups throughout the Brazilian national territory inhabited the collective imaginary of the Brazilian society, as well as the groups of intellectuals linked to school education since the Empire age of Brazil. To support the research, a theoretical-methodological framework was built that supported the research, using the scientific contributions of cultural history, in the scientificity of the history of education. The investigation that follows, shows the main legislation on primary public education in Brazil during the Empire period. Afterwards, it showed the main features of primary education in republican Brazil, ending with the creation and installation of the School Groups of the State of São Paulo, Rio de Janeiro and Minas Gerais as part of the Republican Project of a graduated school and carrier of didactic-pedagogical rationality. The paper seeks to show the Amazonas State and Manaus in the period between 1890-1910, highlighting its political, economic and social trajectory, reaching the end of the nineteenth century as one of the most economically prosperous provinces of Brazil; It also highlights the governmental actions to carry out primary education throughout its territory. The study concludes with the history of the creation and operation of the first School Groups of Manaus 1890 - 1910: the Republican School of Primary Education, a school that participates in the process of architectural remodeling experienced by the city, in the period of wealth and prosperity financed by production and rubber export.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Filosofia e História da Educação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77089
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Guiomar Lima de Carvalho.pdfTese de Doutoramento6,46 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID