Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77145

TítuloAcquisition and implantation of software in Small and Medium Enterprises (SMEs)
Autor(es)Paredes, Irving Marlon Reascos
Orientador(es)Carvalho, João Álvaro
Palavras-chaveCRM
EITA
ERP
Implantação
SImplE framework
SME
Iimplantation
Data11-Nov-2020
Resumo(s)Para as micro, pequenas e médias empresas (PME) é mais fácil comprar e implantar uma EITA já desenvolvida do que tentar desenvolver uma por conta própria. No caso do desenvolvimento de software, existe uma extensa literatura que aborda esse processo; no entanto, no caso do processo de implantação, identificamos que há literatura limitada e ainda mais para processos de implantação de EITAs focados em PMEs. A implantação da EITA não é um problema menor. Trata-se de trazer mudanças para um ambiente estável, redefinir o trabalho, as estruturas sociais e alterar os balanços de poder existentes, mesmo nas PME, cuja dimensão e complexidade reduzidas podem levar à ideia de um processo simples de implantação. No entanto, na prática, o risco de falha é alto. Devido a isso e às habilidades e recursos limitados das PME, ainda existem altas taxas de fracasso no processo de implantação da EITA nas PME. O objetivo da investigação foi desenvolver suporte metodológico ao processo de implantação de EITAs em PME. Esse processo inclui a pesquisa, avaliação, seleção de EITA disponíveis comercialmente, sua aquisição, instalação e exploração. A investigação abrange duas fases. Na primeira fase, realizamos uma extensa revisão da literatura, um estudo de caso exploratório e um estudo de campo, no qual foram realizadas 48 entrevistas com diferentes atores envolvidos no processo de implantação da EITA na PME. Para a segunda fase, usamos o paradigma Design Science Research (DSR). O resultado obtido na primeira fase é um framework para o sucesso da implantação da EITA nas PME - o SImplE. O framework considera três aspectos principais: i) atores envolvidos; ii). um modelo de processo que considera as fases e sua subdivisão em estágios, preocupações transversais e áreas de foco; iii) fatores que influenciam o sucesso de um processo de implantação. O framework SImplE enfatiza os principais aspectos que uma PME deve considerar antes, durante e após a implantação de uma EITA, privilegiando a perspectiva da PME. A estrutura também pode ser útil para os outros atores (desenvolvedores de software, fornecedores de EITA e outras organizações de suporte). Embora criada como um modelo descritivo, o framework SImplE é uma base sólida para um modelo prescritivo a ser usado em projetos de implantação de EITA em PMEs. Na segunda fase da pesquisa, propomos um artefato que complementa o componente de gerenciamento de mudanças da metodologia de implantação Primavera. Como conclusões, descobrimos que as motivações e dificuldades são de natureza organizacional, e não de tecnologia, como é frequentemente assumido e tratado. Os processos de negócios são uma questão vital na implantação da EITA nas PME; no entanto, como as PMEs raramente formalizam seus processos, o framework contribui para tornar os processos visíveis e conduzir as PME através do ajuste entre o processo comercial e as funcionalidades fornecidas pela EITA. Áreas de interesse transversais (liderança, comunicação, gerenciamento de projetos e gerenciamento de mudanças) e áreas de foco (pessoas e processos) devem ser abordadas em conjunto para alcançar uma melhor implantação.
For micro, small and medium-sized enterprise (SME), it is easier to buy and implant an already developed EITA than to try to build one on their own. In the case of software development, there is an extensive literature that addresses this process. However, in the case of the implantation process, we identify that there is limited literature and even more so for processes of implantation of EITAs focused on SMEs. Implanting EITA is not a minor issue. It is about bringing change to a stable setting, redefining work, social structures and altering existing power balances, even in SME, whose reduced dimension and complexity might lead to the idea of a simple implantation process. Nevertheless, in practice, the risk of failure is high. Due to this and the limited skills and resources of SMEs, there are still high failure rates in the process of implanting the EITA in SMEs. The objective of the research is to develop methodological support to the implantation process of EITAs in SME. This process includes the search, evaluation, selection of commercially available EITA, its acquisition, installation, and exploitation. The research encompasses two phases. For the first phase, we performed an extensive literature review, an exploratory case study and a field study, in which we did forty-eight interviews with different actors involved in the process of implantation of EITA in the SME. For the second phase, we use the paradigm Design Science Research (DSR). The result obtained in the first phase is a framework for the successful implantation of EITA in SMEs - the SImplE. The framework considers three main aspects: Actors involved; A process model that considers phases and their subdivision in stages, cross-cutting concerns, and areas of focus; Factors that influence the success of an implantation process. The SImplE framework emphasises the main aspects an SME should consider before, during and after the implantation of an EITA privileging the perspective of the SME. The framework can also be useful for the other actors (software developers, the EITA providers and other support organisations). Although created as a descriptive model, the SImplE framework is a strong basis for a prescriptive model to be used in EITA implantation projects in SMEs. In the second phase of the research, we propose an artefact that complements the change management component of the Primavera implantation methodology. As conclusions, we find that the motivations and difficulties are of organisational nature, instead of technology as it is frequently assumed and treated. Business processes are a vital issue in EITA implantation in SMEs; however, as SMEs seldom formalise their processes, the framework contributes to make the processes visible and to lead the SME through the adjustment between the business process and the functionalities provided by the EITA. Cross-cutting areas of interest (leadership, communication, project management, and change management) and focus areas (people and processes) should be addressed together to achieve better implementation.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77145
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

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