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https://hdl.handle.net/1822/77223
Título: | Poderes, decisões e lógicas de ação juvenis. Um estudo sociológico-organizacional numa associação dos estudantes em Angola |
Outro(s) título(s): | Young people powers, decisions and logics of action. A sociological-organisational study within a students association in Angola. |
Autor(es): | Gonçalves, Leda Filomena Pedro |
Orientador(es): | Silva, Daniela Andrade Vilaverde e |
Palavras-chave: | Associação de Estudantes e Escola Decisões Poderes Decisions Powers Students’ Association and School |
Data: | 25-Nov-2020 |
Resumo(s): | Entender as lógicas de ação juvenis na sociedade angolana, bem como os poderes e decisões, de uma
Associação de Estudantes (AE), constitui hoje uma temática pertinente e atual no campo da sociologia
das organizações do ponto de vista dos modelos burocrático, político e de ambiguidade de análise
organizacional. Em toda e qualquer organização há diversidade de interesses que os membros que a
constituem perseguem de variadíssimas formas. O nosso estudo tem como objeto principal a AE que
tem como política organizacional, defender os interesses dos estudantes da Escola Ondjuo Yeto e
compreender o seu funcionamento no contexto da Escola, nomeadamente os jogos de poder
mobilizados pelos atores organizacionais. Em Angola, poucos estudos foram realizados em prol do
associativismo Estudantil. No entanto, é necessário conferir importância à participação estudantil e à
educação para a democracia e conhecer a intervenção das associações de estudantes na
representação e defesa dos interesses dos alunos e na gestão democrática das escolas. Definiu-se
como perguntas de partida as seguintes: De que modo a participação e o envolvimento dos alunos
através da Associação de estudantes promove a gestão democrática da Escola Ondjuo Yeto? Quais os
poderes, estratégias e lógicas de ação que são mobilizadas na relação entre a associação de
estudantes e os órgãos de direção e gestão da Escola Ondjuo Yeto? Os processos de tomada de
decisões dos estudantes da Associação dos estudantes resultam de alianças/negociações ou conflitos
entre os diferentes atores decorrentes de uma heterogeneidade de lógicas de ação? Para
respondermos a estas questões, o método que privilegiamos para esta investigação, foi o estudo de
caso – a escola e a Associação de estudantes da Escola Ondjuo Yeto e recorremos às técnicas
qualitativas como entrevistas, conversas informais, observação e análise documental. A partir destas
questões determinou-se que, a participação e o envolvimento dos alunos através da Associação de
Estudantes, ainda são muito precários, atendendo ao processo de tomada de decisões que são
deliberadas verticalmente no contexto da escola, aproximando esta relação de uma burocracia com
pinceladas de anaquia organizada. As lógicas de ação primam fundamentalmente pela imposição por
se observar alguma tendência dos órgãos de gestão imporem a vontade própria na AE
instrumentalizando o facto de não existirem regulamentos, estatutos ou outros documentos da AE. To understand the logic of action of youth in Angolan society, as well as the powers and decisions of Students Association (SA), is today an important and up-to-date thematic within the sociology of organisations field from the point of view of bureaucratic, political and of an organisational analysis ambiguity models. In all and in any organisation, there is a diversity of interests that the members of it pursue in various ways. Our study’s main goal is a SA that has as its organisational policy to defend the interests of students from Ondjuo Yeto School and to understand its functioning within school context, namely power games done by organisational actors. In Angola, there are only a few studies concerning student association. However, it is necessary to give importance to students’ participation to education for democracy and to know the students’ associations interventions in representing and defending the students’ interests and in schools’ democratic management. The following starting questions were defined: In what way he participation and involvement of students through a students’ association promotes a democratic management of Ondjuo Yeto School? Which powers, strategies and logics of action are mobilised in the relationship between the students’ association and management and administration bodies of Ondjuo Yeto School? Do the processes of decisions making of students from the students’ association result from alliances/negotiations or conflicts between different actors due to a logic of action heterogeneity? To answer these questions, the method we chose for this investigation was the case study- a school and a students’ association from Ondjuo Yeto School, using qualitative technics such as interviews, informal talks, observation and documents analysis. From these questions, it was determined that students’ participation and involvement are precarious, concerning decisions making process that are deliberately vertical within school context, nearing this relationship to a bureaucracy with a stroke of organised anarchy. The logics of action are, fundamentally, by imposing, observing some of the management bodies tendency to impose their own way into SA, by the fact of non-existing regulations, status or other documents from the SA. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Organização e Administração Escolar) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77223 |
Acesso: | Acesso aberto |
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