Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77352

TítuloA importância da dança na escola e seu significado social e cultural na formação educacional
Autor(es)Martins, Aline Augusta Coelho
Orientador(es)Pires, Helena
Palavras-chaveCarimbó
Dança
Ensino-aprendizagem
Formação educacional
Valorização cultural e social
Carimbó
Dance
Teaching-learning
Educational background
Cultural and social enhancement
Data2021
Resumo(s)A dança como instrumento didático / pedagógico e através do processo de ensino-aprendizagem pode ser utilizada para aumentar o potencial dos alunos. Este estudo pretende refletir sobre a importância da dança no espaço escolar como meio de socialização na formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis, tornando o aluno protagonista das suas próprias ações. A dança como experiência permitirá aos alunos utilizarem novas formas de expressão e comunicação para orientá-los na descoberta da sua própria linguagem corporal, o que irá auxiliar no processo de ensino. Como educador, devemos adotar uma postura comprometida, na construção de uma prática pedagógica que dê mais atenção à realidade e potencialidades de cada indivíduo, com atitude consciente e educativa, para orientar o sujeito a participar, criar, recriar e transformar a sua realidade. A pesquisa proposta neste trabalho concentra-se na cidade de Marituba junto aos alunos e ex alunos/membros do Grupo de Dança D’Ávila Dance existente na escola de mesmo nome. Além do grupo, alguns funcionários também estiveram presentes em determinados dias da ação. O estudo, pretende-se investigar através da dança típica da região norte do Estado do Pará o “carimbó”, a qual possui origem na fusão entre as cultura negra, indígena e portuguesa (Gabay,2010), que proporcionaram aos alunos a construção de sua identidade individual e valorização cultural e social. Além disto, procuramos reconhecer e valorizar o que pensam os alunos e professores sobre a dança como um componente educacional da cultura escolar, pois acreditamos que a educação através da dança é fundamental e poderá ter um lugar próprio no currículo escolar. Visa-se que os alunos compreendam o significado da dança e o seu potencial educativo, ou seja, como elemento de comunicação, arte e cultura na educação escolar.
Dance as a didactic / pedagogical instrument and through the teaching-learning process can be used to increase the potential of students. This study intends to reflect on the importance of dance in the school space as a means of socialization in the formation of critical, participative and responsible citizens, making the student the protagonist of their own actions. Dance as an experience will allow students to use new forms of expression and communication to guide them in discovering their own body language, which will help in the teaching process. As an educator, we must adopt a committed posture, in the construction of a pedagogical practice that pays more attention to the reality and potential of each individual, with a conscious and educational attitude, to guide the subject to participate, create, recreate and transform their reality. The research proposed in this work focuses on the city of Marituba with students and former students/members of the D’Ávila Dance Dance Group existing at the school with the same name. In addition to the group, some employees were also present on certain days of the action. The study intends to investigate through the typical dance of the northern region of the State of Pará, the “carimbó”, which has its origin in the fusion between black, indigenous and Portuguese cultures (Gabay,2010), which provided students with the construction of their individual identity and cultural and social value. Furthermore, we seek to recognize and value what students and teachers think about dance as an educational component of school culture, as we believe that education through dance is fundamental and can have its own place in the school curriculum. It is intended that students understand the meaning of dance and its educational potential, that is, as an element of communication, art and culture in school education.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de intervenção e relatório de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77352
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação+corrigida_Aline+Martins.pdf1,35 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID