Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77392

TítuloDesign e conceção de acessórios de moda a partir da reciclagem e upcycling de máscaras sociais
Autor(es)Gonçalves, Inês da Costa
Orientador(es)Abreu, Maria José
Marques, António Dinis
Palavras-chaveAcessórios
Upcycling
Máscaras sociais
Design sustentável
Reciclagem têxtil
Accessories
Social masks
Sustainable design
Textile recycling
Data2021
Resumo(s)O presente projeto aborda a conceção da coleção cápsula “Underwater”, de acessórios sob a temática da reciclagem e upcycling de resíduos têxteis provenientes de máscaras sociais em fim de vida. O interesse sobre a temática surge no decorrer da pandemia de Covid-19 e com os impactos ambientais negativos que dela advêm devido ao descarte incorreto de inúmeras máscaras e EPIs. Este documento inicia-se com uma pesquisa qualitativa de carácter exploratório por intermédio do um levantamento bibliográfico de todos os conceitos identificados, tais como upcycling, design sustentável, economia circular, reciclagem têxtil, entre outros. Além disso, também se realiza uma análise sobre as máscaras comercialmente disponíveis no mercado, os seus processos de regulamentação, certificação e higienização para facilitar o processo de definição das estratégias e técnicas a adotar para a sua transformação através da reciclagem e upcycling das máscaras sociais. Posteriormente, o trabalho empírico é realizado com base na metodologia do Design Thinking, onde é realizada a análise do problema, exploração de ideias, geração de alternativas e apresentação e análise das soluções.
This project approaches the design of the “Underwater” capsule collection, of accessories under the theme of recycling and upcycling of textile waste from end-of-life social masks. Interest in the subject arises during the Covid-19 pandemic and the negative environmental impacts that come with it due to the incorrect disposal of numerous masks and PPE. This document begins with a qualitative exploratory research through a bibliographic survey of all identified concepts, such as upcycling, sustainable design, circular economy, textile recycling, among others. In addition, an analysis is also carried out on the masks commercially available on the market, their regulatory, certification and sanitation processes to facilitate the process of defining the strategies and techniques to adopt for their transformation through the recycling and upcycling of social masks. Subsequently, the empirical work is carried out based on the Design Thinking methodology, where the problem analysis, exploration of ideas, generation of alternatives and presentation and analysis of solutions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77392
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
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