Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77401
Título: | A contribuição da educação ambiental para a sustentabilidade no âmbito da Educação Básica |
Outro(s) título(s): | The contribution of environmental education to sustainability within the scope of Basic Education |
Autor(es): | Oliveira, Eduarda Manuela Rocha |
Orientador(es): | Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
Palavras-chave: | Atividades Lúdico-Pedagógicas Educação Ambiental Hábitos Comportamentais Preservação Sustentabilidade Playful-Pedagogical Activities Environmental Education Behavioral Habits Preservation Sustainability |
Data: | 25-Fev-2022 |
Resumo(s): | O presente relatório expõe o projeto de investigação, sustentado em intervenções pedagógicas
desenvolvidas com dois grupos de alunos, um de Pré-escolar (3-5 anos de idade) e outro de 1.º Ciclo do
Ensino Básico, nomeadamente do 3.º ano de escolaridade, ao longo da Prática de Ensino Supervisionada,
do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2020-
2021. O âmbito das intervenções pedagógicas e a questão investigação têm como principal objetivo
perceber como é que a educação ambiental contribui para a sustentabilidade. Para o desenvolvimento
das atividades lúdico-pedagógicas, no que concerne às práticas de sustentabilidade, foram corroboradas
as estratégias pedagógicas por diversos autores especializados na área, com vista a estimular nas
crianças em idade escolar o desenvolvimento de hábitos comportamentais de preservação do Planeta,
pois acredita-se que quanto mais novas são as crianças, quando têm um papel ativo, em vez de um
papel passivo, recetivo e reativo, mais aprendem em interação. O projeto surge a partir dos interesses e
das dificuldades das crianças pela conservação da natureza, que originou a questão de investigação.
Desta forma, no sentido de motivar as crianças para a aprendizagem da temática, foi importante ter em
conta a singularidade de cada uma. O estudo orientou-se pela metodologia de investigação-ação de
natureza qualitativa, tendo-se recorrido a técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente:
a observação ativa, direta e participante dos acontecimentos, reflexões semanais, registo de incidentes
críticos, notas de campo, entrevista formal às crianças, registos fotográficos. Em suma, os resultados do
estudo supramencionado sugerem que a educação ambiental e a sustentabilidade concebem um agente
ativo e crítico, que fortalece o trabalho de cooperação na aquisição de novas aprendizagens. This report presents the research and pedagogical intervention project developed with two groups of students: one for pre-school (3-5 years old) and another for the 1st Cycle of Basic Education, namely the 3rd year of schooling, during the Supervised Teaching Practice, of the Master’s Degree in the 2020- 2021 school year. The scope of the pedagogical interventions and research question have as main objective to understand how environmental education contributes to sustainability. For the development of playful-pedagogical activities, with regard to sustainability practices, the pedagogical strategies were corroborated by several authors specialized in the area, with a view to encouraging school-age children to develop behavioral habits to preserve the Planet, as they believe it should be noted that the younger children are, when they have an active role, rather than a passive, receptive and reactive role, the more they learn in interaction. The project arises from the interests and difficulties of children in nature conservation, which gave rise to the research question. Thus, in order to motivate children to learn the subject, it was important to take into account the uniqueness of each one. The study was guided by the qualitative research-action methodology, using data collection techniques and instruments, namely: active, direct and participatory observation of events, weekly reflections, recording of critical incidents, notes of field, formal interview with children, photographic records. In short, the results of the aforementioned study suggest that environmental education and sustainability conceive an active and critical agent, which strengthens the cooperative work in the acquisition of new learnings. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de Estágio (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77401 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eduarda Manuela Rocha Oliveira.pdf | 4,49 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons