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TítuloA contribuição da educação ambiental para a sustentabilidade no âmbito da Educação Básica
Outro(s) título(s)The contribution of environmental education to sustainability within the scope of Basic Education
Autor(es)Oliveira, Eduarda Manuela Rocha
Orientador(es)Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chaveAtividades Lúdico-Pedagógicas
Educação Ambiental
Hábitos Comportamentais
Preservação
Sustentabilidade
Playful-Pedagogical Activities
Environmental Education
Behavioral Habits
Preservation
Sustainability
Data25-Fev-2022
Resumo(s)O presente relatório expõe o projeto de investigação, sustentado em intervenções pedagógicas desenvolvidas com dois grupos de alunos, um de Pré-escolar (3-5 anos de idade) e outro de 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente do 3.º ano de escolaridade, ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2020- 2021. O âmbito das intervenções pedagógicas e a questão investigação têm como principal objetivo perceber como é que a educação ambiental contribui para a sustentabilidade. Para o desenvolvimento das atividades lúdico-pedagógicas, no que concerne às práticas de sustentabilidade, foram corroboradas as estratégias pedagógicas por diversos autores especializados na área, com vista a estimular nas crianças em idade escolar o desenvolvimento de hábitos comportamentais de preservação do Planeta, pois acredita-se que quanto mais novas são as crianças, quando têm um papel ativo, em vez de um papel passivo, recetivo e reativo, mais aprendem em interação. O projeto surge a partir dos interesses e das dificuldades das crianças pela conservação da natureza, que originou a questão de investigação. Desta forma, no sentido de motivar as crianças para a aprendizagem da temática, foi importante ter em conta a singularidade de cada uma. O estudo orientou-se pela metodologia de investigação-ação de natureza qualitativa, tendo-se recorrido a técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente: a observação ativa, direta e participante dos acontecimentos, reflexões semanais, registo de incidentes críticos, notas de campo, entrevista formal às crianças, registos fotográficos. Em suma, os resultados do estudo supramencionado sugerem que a educação ambiental e a sustentabilidade concebem um agente ativo e crítico, que fortalece o trabalho de cooperação na aquisição de novas aprendizagens.
This report presents the research and pedagogical intervention project developed with two groups of students: one for pre-school (3-5 years old) and another for the 1st Cycle of Basic Education, namely the 3rd year of schooling, during the Supervised Teaching Practice, of the Master’s Degree in the 2020- 2021 school year. The scope of the pedagogical interventions and research question have as main objective to understand how environmental education contributes to sustainability. For the development of playful-pedagogical activities, with regard to sustainability practices, the pedagogical strategies were corroborated by several authors specialized in the area, with a view to encouraging school-age children to develop behavioral habits to preserve the Planet, as they believe it should be noted that the younger children are, when they have an active role, rather than a passive, receptive and reactive role, the more they learn in interaction. The project arises from the interests and difficulties of children in nature conservation, which gave rise to the research question. Thus, in order to motivate children to learn the subject, it was important to take into account the uniqueness of each one. The study was guided by the qualitative research-action methodology, using data collection techniques and instruments, namely: active, direct and participatory observation of events, weekly reflections, recording of critical incidents, notes of field, formal interview with children, photographic records. In short, the results of the aforementioned study suggest that environmental education and sustainability conceive an active and critical agent, which strengthens the cooperative work in the acquisition of new learnings.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de Estágio (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77401
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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