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TítuloFormação continuada do(a) professor(a) da educação básica: recomendações a nível nacional e internacional
Outro(s) título(s)Teachers at in-service training: recommendation at national and international level
Autor(es)Leite, Eliana Alves Moreira
Lencastre, José Alberto
Silva, Bento Duarte
Palavras-chaveFormação contínua de professores
Educação básica
Políticas educacionais
Formação de professores
Órgãos nacionais e internacionais
Teacher training
Teachers at in-service training
National and international bodies
Educational policies
Data22-Jun-2021
EditoraEditora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (EDUERN)
RevistaRevista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar
CitaçãoLeite, E., Lencastre, J. A., & Silva, B. D. (2021). Formação continuada do(a) professor(a) da educação básica. RECEI - Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(22), 79-92.
Resumo(s)Este artigo trata da formação continuada do professor da educação básica, segundo a normatização de órgãos nacionais e internacionais, que tem sido tema fulcral de discussão no Brasil. Apresenta-se uma comparação entre a sistematização da formação continuada, que ocorreu tardiamente, em relação a formação inicial. Desse modo, traz brevemente perspectivas históricas da formação inicial a partir das escolas normais, influências de educadores, como Anísio Teixeira e Manifesto de 1932. A questão de pesquisa norteia-se: como a formação continuada de professores da educação básica, tem sido recomendada pelos órgãos nacionais e internacionais? O trabalho tem como objetivo apresentar as recomendações oriundas destes órgãos para esta formação. Como resultado da investigação, percebe-se que as políticas educacionais voltadas para o percurso formativo docente são complexas, por ter que atender estas prescrições. Entende-se que os professores presentes no cotidiano da escola, sejam valorizados e reconhecidos a partir da sua opinião para o percurso formativo.
This article deal with the teachers at in-service training, according to the norms of national and international bodies, which has been a central topic of discussion in Brazil. A comparison is presented between the systematization of teachers at in-service training, which occurred late, in relation to initial training. Thus, briefly brings historical perspectives of initial training from the normal schools, educators influences, such as Anísio Teixeira and Manifesto 1932.This research has as guiding question: how has the teachers at in-service training has been recommended by national and international bodies? The paper aims to present the recommendations arising out of these bodies for this training. As a result of the investigation, it is clear that the educational policies aimed at the teacher training path are complex, as they have to meet these requirements. It is understood that the teachers present in the school's daily life are valued and recognized based on their opinion for the training course.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77407
DOI10.21920/recei720217227992
ISSN2447-0783
Versão da editoraThe original publication is available at http://dx.doi.org/10.21920/recei720217227992
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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